Criminosos se aproveitam de novo coronavírus para hackear computadores

Links, e-mails e downloads maliciosos com temas ligados ao novo coronavírus têm feito vítimas em Goiás

Criminosos da internet se aproveitam que as pessoas estão em casa e preocupadas com coronavírus para aplicar golpes / Foto: Reprodução

Criminosos cibernéticos se aproveitam da atual situação do coronavírus para realizar ataques virtuais e disseminar vírus na internet com links falsos relacionados ao Covid-19. Um alerta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) da Polícia Civil, é que as pessoas não cliquem em links suspeitos e downloads de aplicativos que não sejam pela Google Play e Apple Store.

“Há um aplicativo, chamado ‘COVID-19Tracker’, divulgado por links e que pede um download. Ele é um malware que rouba dados das pessoas e consegue controle remoto do computador das vítimas. Há, também, o falso site de cadastramento da Ambev, que promete doar álcool em gel de forma gratuita, mas que rouba dados das pessoas, então, para isso eles pedem o CEP e pedem que a mensagem seja compartilhada com cinco contatos”, contou a delegada Sabrina Leles, DERCC.

Em outro, um link pede para que a pessoa faça o download de um vídeo que mostra a construção de um hospital na China em sete dias. Por e-mail, uma suposta delegacia virtual intima as pessoas. Quando clicados, os phishing danificam o computador e roubam dados pessoais das vítimas.

Para denunciar, o endereço para o Registro de Ocorrências da Delegacia Virtual do Estado de Goiás é https://raivirtual.ssp.go.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.