Criminosos invadem Biblioteca Mário de Andrade e roubam obras de Henri Matisse e Candido Portinari em SP
07 dezembro 2025 às 16h29

COMPARTILHAR
Dois criminosos armados invadiram a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro de São Paulo, e roubaram obras de arte dos artistas Henri Matisse e Candido Portinari. O caso aconteceu neste domingo, 7.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foram levadas oito gravuras de Matisse e cinco de Portinari, da obra Menino de Engenho. Elas eram pertencentes à exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderno de São Paulo (MAM).
“A pasta informa que as obras expostas contam com apólice de seguro vigente, e que o local dispõe de equipe de vigilância, sistema de câmeras de segurança. Todo o material que possa servir à investigação está sendo fornecido para as autoridades policiais. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçou o policiamento”, enfatizou a secretaria em nota.
Roubo
Segundo a Polícia Militar, os dois homens renderam os seguranças do espaço antes de fugir em direção à estação do Anhangabaú do Metrô. Foi feito o patrulhamento na região indicada, mas nada foi localizado até o momento. Não houve registros de feridos.
A Biblioteca já foi assaltada anteriormente, em 2006. Na ocasião, 12 gravuras raras do século 10 foram furtadas e recuperadas apenas no ano passado pela Polícia Federal.
Pintores
Portinari foi um artista plástico brasileiro, considerado um dos pintores nacionais mais importantes de todos os tempos e o que mais alcançou projeção internacional. Em 2007, os quadros de Portinari “O lavrador de café”, que estavam expostos no Museu de Arte de São Paulo (Masp), foram levados por criminosos.
Henri Matisse foi pintor, escultor, desenhista e gravurista. Ele é considerado um dos maiores nomes da arte moderna, conhecido por liderar o Fauvismo (movimento que utilizava cores vibrantes e expressivas para criar obras sensoriais, explorando formas, luz e beleza).
A Biblioteca Mário de Andrade chegou a publicar neste sábado, 6, nas redes sociais uma foto da exposição. É possível ver as telas que estavam sendo expostas. Era exibidos 20 pranchas impressas de Matisse.

