Crianças criam cidade ideal no vídeo game em oficina gratuita

Em Goiânia, um dia antes das eleições, o público infanto-juvenil vai poder construir no Minecraft. Inscrições estão abertas pela internet

Foto: Divulgação

Nas vésperas das eleições, crianças de Goiânia vão criar a cidade dos seus sonhos no vídeo game. A oficina ‘Meu mundo ideal’ acontece no sábado, 6, e os participantes vão colocar suas propostas em prática no jogo Minecraft, um dos mais baixados da atualidade.

A programação é gratuita e acontece das 8 às 17 horas, na escola de robótica e programação, Ctrl+Play, no Jardim América. Para participar, basta preencher o cadastro, clicando no link www.play1234.eventbrite.com.br.

Cada participante terá aula durante o período de uma hora e 30 minutos para elaborar seu projeto e se divertir com o jogo. A idealizadora do projeto, a educadora Vanessa Barbosa de Oliveira diz que o objetivo é incentivar a consciência política nas crianças, permitindo que escolham o que é mais importante para a construção de uma cidade, explicando que este é o papel dos políticos.

No domingo, 7 de outubro, os brasileiros vão às urnas eleger seus representantes no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas estaduais e os governadores e presidente da República. “A votação é só para os adultos, mas quem disse que as crianças não podem participar e ainda se divertir? Elas podem criar o país e a cidade ideais, construindo escolas, hospitais, creches, postos policiais. No mundo virtual do Minecraft, as crianças têm o poder de colocar tudo o que consideram importante para uma cidade, assim como os políticos”, comenta.

Vanessa Barbosa de Oliveira explica que o jogo eletrônico Minecraft, uma febre entre crianças e adolescentes, permite a construção de itens de uma cidade. Em 2016, o game foi o mais vendido no mundo, com 100 milhões de unidades comercializadas. Ela acredita que, apesar de ser um tema denso, a política precisa ser discutida com as crianças e adolescentes.

“Queremos mostrar para o público infanto-juvenil a importância de escolher bem os representantes. Se num jogo elas escolherem personagem ‘X’, terão resultado à altura dele. Vamos explicar que o mesmo acontece na política. É preciso avaliar as características de cada candidato e tudo o que oferece; assim como fazemos ao escolher um personagem, nos jogos de computador”, explica.

Segundo ela, o Minecraft é um jogo criativo, que estimula a cooperação. Segundo ela, o projeto vai aproveitar o fascínio dos games para falar de um assunto tão importante, como é a política, assim na vida real, no futuro, poderão fazer melhores escolhas. “A oficina também vai estimular a criatividade e o aprendizado das crianças e adolescentes. O jovem que estuda tecnologia melhora a aprendizagem em diversos níveis, tem o raciocínio lógico estimulado e a capacidade de decisão ampliada”.

Serviço:
Meu mundo ideal – Oficina de Minecraft
Data: 6 de outubro (sábado)
Horário: das 8h30 às 17 horas
Local: nova unidade da Ctrl+Play Goiânia
Endereço: Rua C-149, n.º 686, Jardim América, Goiânia
Inscrições gratuitas: www.play1234.eventbrite.com.br
Contato: (62) 99801-1270

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.