CRER é o primeiro hospital de reabilitação do Brasil alcançar nível 3 de excelência em atendimento

Certificado é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia serviços de atendimento em saúde em todo o País 

 Entrega, pelo Instituto Qualisa de Gestão – IQG, ao CRER o Certificado de Acreditação com Excelência Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação - ONA | Foto: Divulgação/ Henrique Luiz

Entrega, pelo Instituto Qualisa de Gestão – IQG, ao CRER o Certificado de Acreditação com Excelência Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação – ONA | Foto: Divulgação/ Henrique Luiz

Ao parabenizar as equipes do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Social Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) pela conquista do certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o governador Marconi Perillo reforçou a orientação para que os serviços prestados por todas as OSs licitadas para gestões compartilhadas com o Governo Estadual primem pela eficiência nos serviços prestados e recebam avaliação positiva também da população goiana.

“As OSs estão indo bem em Goiás. E a gente espera que sejam cada vez melhores. Mas nós queremos que, cada vez mais, as Organizações Sociais sejam acreditadas não só pela ONA, mas pelo povo”, pontuou Marconi na solenidade realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com esta certificação, o CRER passa de acreditado pleno (Nível 2 da ONA) e se torna o primeiro hospital de Goiás acreditado com Excelência, nível 3.

Marconi se declarou “muito contente” com o certificado alcançado pelo CRER. “Nós estamos todos muito contentes, porque a Saúde em Goiás vai bem. Se a Saúde em outros lugares vai mal, aqui em Goiás vai bem, graças a Deus. E se o CRER recebe o ONA 3 em excelência, é porque merece o respeito e a credibilidade. Se os hospitais recebem a verificação, é porque estão fazendo as coisas direito”, parabenizou.

A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.

O governador destacou que, para receber o certificado nível 3 da ONA, foi necessário o trabalho conjunto e responsável de toda a equipe de profissionais atuantes no CRER, como a fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Saúde, da Agência Goiana de Regulação, da Controladoria Geral do Estado, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Goiás e até mesmo da imprensa.

Para a conquista desta Acreditação, o CRER, monitorou a eficácia e integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins. Levantaram-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como, demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional.

Dentre as várias linhas de cuidados existentes na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, cenário em que o CRER é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV), definiu-se a importância em prover a busca da excelência à pessoa com lesão medular, que representa 30% dos pacientes internados para a reabilitação.

O certificado de Acreditado com Excelência é válido por três anos, e reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos.

Acompanharam a solenidade o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o diretor Geral do CRER, Válney Luís da Rocha, o superintendente Executivo da AGIR, Sérgio Daher, o diretor executivo do Instituto Qualisa de Gestão, Rubens Covello, entre outras autoridades do Governo de Goiás.

O CRER em números

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) é um moderno complexo hospitalar que oferece atendimento especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

O hospital é gerido pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo decreto estadual nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde.

Com 136 leitos de internação, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito salas cirúrgicas, sete ginásios de terapias, centro de diagnóstico, oficina ortopédica, dentre outros espaços. Ao longo dos anos de funcionamento, o hospital ampliou exponencialmente sua área física construindo novos espaços e aumentando o volume de produção. Iniciando suas atividades com 8.823 metros quadrados, o hospital conta atualmente com 33.275,56 metros quadrados de área construída.

Além de crescer em estrutura física, o CRER também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento. Diariamente, em média, 1,8 mil pacientes são atendidos e cerca de 4,9 mil procedimentos são realizados/dia. (Com informação Assessoria)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.