Covid-19: Prefeitura dá início a nova etapa de testagem em massa na região Sudoeste

Moradores da região já podem fazer o agendamento para os testes que serão realizados nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25

Testes de RT- PCR | Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria de Saúde (SMS), a prefeitura de Goiânia dá início a uma nova testagem em massa nesta quinta-feira, 24. Desta vez a testagem de antígeno será realizada na Escola Municipal Francisco Matias,  no Parque Anhanguera, região Sudoeste. O atendimento, nas modalidades pedestre e drivethru, teve início às 8h e se estenderá até às 17h.

A região Sudoeste foi escolhida  novamente por meio de critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias que apontaram grande circulação no novo coronavírus. Os moradores dos mais de 140 bairros que compõem a região já podem fazer o agendamento no site onde devem informar o CPF e o nome do bairro onde moram. No dia do teste precisaram apresentar o comprovante de endereço.

“Desde o início da testagem conseguimos mapear melhor os casos de Covid-19  e controlar a disseminação do vírus em Goiânia. E também nas últimas semanas tivemos uma redução na taxa de ocupação de leitos de UTI, reflexo do atendimento rápido que evita o agravamento dos casos. Ou seja, são ações importantes que o município vem tomando para o controle dessa pandemia”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde Yves Mauro Ternes.

Poderão realizar o teste pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. A orientação é que, aqueles que tiverem algum sintoma, devem procurar uma unidade de saúde. O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, que são espécies de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta. 

Balanço

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 5 de agosto até a última quinta-feira, 17, foram realizados 80.271 testes de antígeno, sendo que 10.221 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa uma taxa de 12,7%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.