Covid-19: Após China divulgar resultado positivo para produto brasileiro, Filipinas suspendem compra de frango do Brasil

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não há evidências de infecção por coronavírus através da cadeia alimentar

Cidade Shenzhen informou ter encontrado vestígios do novo coronavírus numa embalagem de asa de frango congelada vinda de um frigorífico brasileiro.Foto: Reprodução.

O Departamento de Agricultura das Filipinas divulgaram nesta sexta-feira, 14, a decisão de suspender a importação de carne de frango do Brasil. A medida foi tomada após uma cidade chinesa informar ter encontrado vestígios do novo coronavírus numa embalagem de asa de frango congelada vinda de um frigorífico brasileiro.

Segundo o governo filipino, a medida foi tomada por precaução e todo o frango importado pelo país é segura para o consumo.

A suposta fonte fonte da contaminação, a Cooperativa Central Aurora Alimentos, alegou não ter sido oficialmente notificada pelo governo chinês de qualquer contaminação em seus produtos, reiterando que, até agora, só tomou conhecimento do problema por meio de uma notícia veiculada na imprensa local da cidade de Shenzhen.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também afirmou não ter sido notificada pelos governos da China e das Filipinas. A entidade comprometeu-se a apoiar o Ministério da Agricultura, que ainda não se pronunciou, na prestação dos esclarecimentos.

A ABPA ainda ressaltou que os exportadores brasileiros tomam todas as medidas para proteger os trabalhadores e garantir a ausência de risco dos produtos durante a pandemia.

Nesta quinta-feira, 13, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o risco de o novo coronavírus ser transmitido por meio de embalagens de alimentos é mínimo. A organização ainda pediu para que as pessoas não tenham medo de que o vírus entre na cadeia alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.