O diagnóstico foi traçado a partir de uma série de testes domiciliares realizado em setores estratégicos da cidade

Teste coronavírus | Foto: Andressa Anholete/Getty Images

A partir de uma pesquisa pioneira no Estado, o município de Aparecida de Goiânia concluiu que a cada caso de coronavírus (covid-19) notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 17 passam despercebidos.

O resultado alcançado mostrou que cinco pessoas já tinham se infectado na cidade e sequer tinham conhecimento disso. Com isso, a equipe técnica responsável pela pesquisa constatou que a prevalência é de 0,41%. 

O diagnóstico foi traçado a partir de uma série de testes domiciliares realizado em setores estratégicos da cidade. O município contou ainda com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e compreendeu em visitas a 1.208 residências de sete regiões da cidade.

De 8 a 13 de maio, profissionais de saúde e pesquisadores aplicaram testes rápidos para covid-19 e questionários socioepidemiológicos junto aos entrevistados.

Os resultados obtidos apontaram, dentre outros aspectos, a prevalência da doença, a projeção da subnotificação, a região com maior incidência e hábitos da população durante o período de isolamento.