O Corpo de Bombeiros de Goiás segue no combate a um incêndio de grandes proporções no município de Cavalcante, na região da Chapa dos Veadeiros. Segundo o tenente Sinduey Ribeiro Ramos, as chamas se espalham há dias em áreas de serra de difícil acesso, próximo a divisa com Minas Gerais e Colinas do Sul.

“Estamos com vários focos de incêndio. Neste momento, combatemos um fogo que já perdura por vários dias”, disse. Segundo o tenente, o fogo se iniciou em uma serra próxima ao povoado do Veneno e já se estende por aproximadamente 20 quilômetros, alcançando áreas próximas ao Rio Preto.

De acordo com o tenente, o terreno acidentado e montanhoso dificulta a atuação das equipes, prolongando o combate. “É um fogo de difícil acesso, por isso se estende por muitos dias, mas nossas equipes estão logrando êxito no trabalho de contenção”, informou.

Veja o vídeo:

Operação integrada para conter incêndios na Chapada

Paralelamente às frentes de combate, uma ação integrada entre forças de segurança pública e secretarias do governo de Goiás foi deflagrada nesta semana para identificar e responsabilizar possíveis causadores de incêndios na região. A operação é coordenada pelo Comitê Estadual de Gestão Integrada de Incêndios Florestais (CEGIF) e conta com a participação da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o CBMGO, a temporada de queimadas deste ano é considerada uma das mais severas. Nos últimos dias, o número de focos aumentou significativamente, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto. O Painel do Fogo, do Censipam, estima que as chamas já tenham consumido mais de 44 mil hectares de vegetação na região.

Leia também:

Ação integrada caça responsáveis por incêndios na região da Chapada dos Veadeiros

Calor extremo e a baixa umidade provocam mortes de peixes em lagoa de Itapaci