Coronel Washington assume o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros em Goiás

O novo comandante-geral substituirá, nesta quinta-feira, 5, o coronel Esmeraldino Jacinto Lemos, que estava no posto desde 2019

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promove nesta quinta-feira, dia 5, às 16 horas, a solenidade de passagem de Comando-Geral da corporação. A cerimônia militar será realizada no quartel do Comando-Geral, que fica na Rua C-231 esq./c C-206, Jardim América, em Goiânia, próximo ao Centro Educacional Sesc Cidadania.

O coronel Washington Luiz Vaz Júnior vai substituir o coronel Esmeraldino Jacinto Lemos, que estava no posto desde 2019 . A solenidade contará com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e do secretário de Segurança Pública (SSP), Coronel Renato Brum. 

A posse será no mesmo dia da publicação no DOE, quando o coronel Washington será oficializado como novo comandante, que tem mais de 22 anos no CBMGO, onde o novo comandante exerceu diversas outras funções estratégicas, como comandante da 15ª Companhia Independente Bombeiro Militar, de Palmeiras de Goiás; o 14º Batalhão Bombeiro Militar, em Senador Canedo; e, do Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar, em Goiânia.

“Ao ser designado a assumir como Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás toda minha história de vida e trajetória profissional vem à minha mente e o sentimento que predomina é a certeza de que juntos podemos fazer muito pelo CBMGO, com ações concatenadas ao interesse social, aos preceitos éticos e reconhecendo o valor de cada profissional bombeiro militar”, explica o novo comandante-geral. 

621 novos cargos 

A posse do novo comandante acontece um dia depois do Governo de Goiás enviar à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei que prevê a criação de 621 novos cargos para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A proposta reestrutura a carreira de oficiais e praças da corporação, criando possibilidade de promoção para aqueles que se enquadram nas regras do Estatuto dos Bombeiros Militares.  

A matéria, já assinada pelo governador Ronaldo Caiado, irá contribuir para a continuidade do processo de expansão e desenvolvimento organizacional do Corpo de Bombeiros em território goiano. “Nós estamos ampliando o número de cargos criados para mais 621. Isso vai viabilizar a promoção na carreira, ou seja, cada vez mais, melhorando a estrutura de uma instituição tão respeitada e querida por todos nós”, frisou o chefe do Executivo estadual. 

A última reestruturação do quadro de oficiais e praças ocorreu há 10 anos, o que provocou a estagnação das carreiras. Atualmente, as promoções no Corpo de Bombeiros ocorrem quando alguém é transferido para a reserva remunerada. Com a proposta, 621 bombeiros militares poderão subir na hierarquia.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.