Coronel de Goiás é eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares

08 abril 2024 às 10h39

COMPARTILHAR
Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o coronel Washington Luiz Vaz Júnior foi eleito como o novo Presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). O coronel Washington foi eleito por unanimidade dos votos nas 27 federações do Brasil e assumirá o cargo no dia 26 de abril.
Ao Jornal Opção, o coronel Washington comemorou a conquista e delimitou as ações à frente do Conselho. “A Ligabom é um elo entre os comandantes-gerais dos Estados e Distrito Federal e o Ministério da Justiça. Agora tem uma lei federal que determina as funções lá dentro do Ministério. O intuito é traçar políticas nacionais de bombeiros. O segundo passo é defender as legislações de bombeiros dentro do Senado e da Câmara de Deputados. E o terceiro passo é buscar captação de recursos”, explica.
O Conselho representa os corpos de bombeiros militares de todos os estados brasileiros, buscando promover a integração e cooperação entre essas instituições, além de desenvolver e aprimorar técnicas, procedimentos e normas relacionadas às atividades de combate a incêndios, resgate e salvamento, prevenção de acidentes e demais missões ligadas à proteção civil. Para o coronel, o resultado mostra “mostra que o modelo de integração das Forças de Segurança do Estado de Goiás, aplicada pelo nosso secretário Coronel Brum, tem trazido bons resultados, mostrando o cenário de Goiás como referência. Os principais pontos avaliados foram a capacidade de gestão, de expansão da corporação e a disponibilidade para estar em Brasília”.
Na próxima terça-feira, 9, o coronel Washington terá uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal, Ministério da Justiça e Ministério do Desenvolvimento. “Vamos apresentar nosso projeto de capilaridade, expansão da corporação, mostrar esse método que nós estamos usando de diminuição do incentivo e maior capacidade de capilaridade da corporação e, segundo, buscar fontes de recurso mesmo dentro dos ministérios para que a gente possa equipar os corpos de bombeiros do Brasil”, pontua Washington.
Ele explica que os equipamentos e caminhões de bombeiros são muito caros. Dessa forma, o Estado sozinho não consegue colocar esse equipamento dentro da corporação. Além disso, ele destaca que quer estimular a captação de recursos na questão ambiental.
Washington é o segundo Comandante-Geral goiano eleito para representar a Ligabom. O primeiro foi o Coronel Carlos Helbingen, eleito para o biênio 2017/2019.