A deputada federal Marussa Boldrin (MDB), embarcou na última quinta-feira, 30, para a 28ª edição da Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP-28. Em Dubai, ela participa do painel nesta segunda-feira, 4.

“A COP é a maior conferência do clima do mundo. Aqui são debatidas ações e metas climáticas que vão refletir no futuro das próximas gerações. É um orgulho representar o Brasil, o estado de Goiás e o agro, mostrando o que o Brasil tem de melhor na preservação do meio ambiente”, explica Marussa.

LEIA TAMBÉM

Brasil de Lula está na COP 28 como protagonista contraditório

Entenda: COP28 avalia ação de países contra aquecimento global

O debate no painel se concentra em estratégias para mobilizar o financiamento climático e desenvolver um mercado de carbono eficiente e justo. O objetivo é destravar a agenda climática no país, facilitando o alcance de metas nacionais e internacionais. 

Durante o painel, a deputada Marussa Boldrin apresentou o projeto que cria o Programa de Transição e Aceleração Energética (PATEN), da qual é relatora na Câmara dos Deputados.

“O mundo todo passa por esse momento de mudança das matrizes energéticas de combustíveis poluentes para não-poluentes. Investir em pesquisa e novas tecnologias é primordial para que o Brasil não fique para trás nessa disputa”, explica. 

Marussa Boldrin argumenta que o mercado de crédito de carbono é uma realidade, precisamos que o Brasil esteja preparado para esse novo momento. 

“O PATEN cria todos os mecanismos para tornar o Brasil mais competitivo frente ao mercado internacional e trará benefícios econômicos e sustentáveis para o Brasil”, afirma. 

Participaram do painel ao lado da deputada federal Marussa Boldrin, o governador do Espírito Santo Renato Casagrande, o vice-governador de Minas Gerais Mateus Simões, o vice-governador do Rio de Janeiro Thiago Pampolha e o Secretário de Meio Ambiente do Maro Grosso do Sul, Jaime Verruck.