Cooperativa recebe terreno próximo ao aterro sanitário

Em área de 2 mil metros, no Setor Barra da Tijuca, seria construída escola. Porém, proximidade ao local de descarte de resíduos inviabilizou obra na capital

Cooperativa vai contar com terreno próximo ao Aterro Sanitário de Goiânia | Reprodução/Incubadora/UFG

Cooperativa vai contar com terreno próximo ao Aterro Sanitário de Goiânia | Reprodução/Incubadora/UFG

Trabalhadores que mantêm os princípios do cooperativismo e da economia solidária a partir da reciclagem de materiais colhidos do lixo receberam novo estímulo do poder público da capital, nesta terça-feira (3).

A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável Família Feliz (Cooper Fami) vai ter área na Rua Baduba com a Rua RB-01 com a Alameda dos Eucaliptos, no Setor Barra da Tijuca, para criação da Central de Triagem de Materiais Recicláveis.

O projeto que desafeta parte da área pública, sob a forma de permissão de uso, foi aprovado em segunda e última votação na Câmara Municipal de Vereadores, na manhã desta terça-feira.

Acredita-se que com o espaço será possível levantar empreendimento para reciclagem e reintegração do lixo, além do entulho da construção civil. O terreno tem 2 mil metros quadrados e inicialmente seria destinado à construção de escola de primeiro grau.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, mandatária do espaço, o objetivo é diminuir a contaminação e degradação ambiental, fortalecendo o mercado e propiciando geração de emprego e renda local.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e a Diretoria de Coleta Seletiva da pasta emitiram posicionamento favorável sobre a transferência do tipo de uso de solo para aquele fim. A Secretaria Municipal de Educação (SME) também concordou, alegando que existem outras áreas na região disponíveis.

O Poder Executivo justifica que a área é imprópria para a construção de escola devido ao grande impacto ambiental por meio de poluição visual, sonora e do ar, já que o local está em frente à via de acesso principal do Aterro Sanitário de Goiânia.

A Cooper Fami faz parte da Rede Uniforte, central que reúne sete cooperativas de catadores de materiais recicláveis da capital e Região Metropolitana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.