Cooperativa recebe terreno próximo ao aterro sanitário
03 novembro 2015 às 17h44
COMPARTILHAR
Em área de 2 mil metros, no Setor Barra da Tijuca, seria construída escola. Porém, proximidade ao local de descarte de resíduos inviabilizou obra na capital
Trabalhadores que mantêm os princípios do cooperativismo e da economia solidária a partir da reciclagem de materiais colhidos do lixo receberam novo estímulo do poder público da capital, nesta terça-feira (3).
A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável Família Feliz (Cooper Fami) vai ter área na Rua Baduba com a Rua RB-01 com a Alameda dos Eucaliptos, no Setor Barra da Tijuca, para criação da Central de Triagem de Materiais Recicláveis.
O projeto que desafeta parte da área pública, sob a forma de permissão de uso, foi aprovado em segunda e última votação na Câmara Municipal de Vereadores, na manhã desta terça-feira.
Acredita-se que com o espaço será possível levantar empreendimento para reciclagem e reintegração do lixo, além do entulho da construção civil. O terreno tem 2 mil metros quadrados e inicialmente seria destinado à construção de escola de primeiro grau.
Segundo a Prefeitura de Goiânia, mandatária do espaço, o objetivo é diminuir a contaminação e degradação ambiental, fortalecendo o mercado e propiciando geração de emprego e renda local.
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e a Diretoria de Coleta Seletiva da pasta emitiram posicionamento favorável sobre a transferência do tipo de uso de solo para aquele fim. A Secretaria Municipal de Educação (SME) também concordou, alegando que existem outras áreas na região disponíveis.
O Poder Executivo justifica que a área é imprópria para a construção de escola devido ao grande impacto ambiental por meio de poluição visual, sonora e do ar, já que o local está em frente à via de acesso principal do Aterro Sanitário de Goiânia.
A Cooper Fami faz parte da Rede Uniforte, central que reúne sete cooperativas de catadores de materiais recicláveis da capital e Região Metropolitana.