Convênio entre UFG e SMS vai inaugurar 300 leitos no novo HC para tratamento da Covid-19

Trabalho conjunto possibilita estruturação de 100 vagas de UTI e 200 de enfermaria. Acordo deve perdurar pelo menos até dezembro

O novo prédio do Hospital das Clínicas (HC) vai inaugurar 300 leitos específicos para enfrentamento à Covid-19. O prédio da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi cedido em convênio que está sendo finalizado, dentro de até dez dias, entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Serão 100 leitos de UTI e 200 de enfermaria, que estarão sob gestão da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc). De acordo com a presidente do conselho da Fundahc, Cacilda Pedrosa de Oliveira, a expectativa é de que as vagas sejam inauguradas o mais breve possível.

“Está nos últimos detalhes, a SMS tem muita urgência. A falta de leitos deixa todos angustiados. No máximo 10 dias vai estar começando a funcionar”, destaca a presidente sobre a finalização do convênio. Cacilda que atualmente a estrutura do hospital está pronta e agora está sendo equipada.

Gestão do HC

Foto: Fábio Costa/ Jornal Opção

Conforme destaca Cacilda Pedrosa o HC é da UFG, mas sua estrutura atual é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A expectativa é de que o novo prédio seja também entregue à gestão da fundação, mas até o momento a transferência dos cuidados ainda não foi feita, estando sob gestão da UFG, que optou pelo convênio para agilizar a entrega de novos leitos.

Sobre os esquipamentos a presidente explica: “Alguns a UFG já tinha ganho a partir de doações e grande parte a prefeitura está trazendo”. A estrutura deverá conter itens altamente demandados no período, como ventiladores pulmonares, que estão sendo alugados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.