Controladoria-Geral coordenará implantação do compliance público em Goiás

Consultoria terá como alvos iniciais secretarias que trabalham com maior volume de recursos financeiros, tais como Saúde, Educação, Economia e Segurança Pública

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) é o órgão responsável pela implantação do Programa de Compliance Público do Poder Executivo, que será lançado pelo governador Ronaldo Caiado na segunda quinzena de fevereiro.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o modelo de compliance público do governo de Goiás terá como eixos temáticos a transparência, a ética, a responsabilização e a gestão de riscos.

Como primeira ação desse programa, Ziller apresentou à diretoria da Saneago o projeto de consultoria de gestão de riscos que será desenvolvido pela CGE nas secretarias e autarquias. A consultoria terá como alvos iniciais secretarias que trabalham com maior volume de recursos financeiros, tais como Saúde, Educação, Economia e Segurança Pública.

O controlador-geral do Estado reforçou que para a implantação da gestão de risco é imprescindível a parceria e o comprometimento da alta direção dos órgãos. Ele pontuou ainda que o trabalho de análise em cada unidade envolverá no mínimo as áreas de licitação, folha de pagamento e fiscalização de execução contratual.

Caberá aos órgãos a implantação e execução da gestão de risco, em atuação com as assessorias de controle interno.

Para Ricardo Soavisnki, presidente da Saneago, uma empresa de tamanha importância para os cidadãos goianos exige uma gestão técnica e eficiente, daí o principal ponto positivo dessa aproximação com a CGE.

Segundo ele, a atual administração criou a Superintendência de Governança e já iniciou o levantamento de pontos que representam risco para a gestão. Os dirigentes definiram que o próximo passo será a realização de uma reunião operacional entre as áreas técnicas da CGE e Saneago para definir o plano de trabalho.

O programa de compliance público foi uma das promessas de campanha do governador Ronaldo Caiado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.