Contra cerol e linha chilena, Aparecida lança campanha ‘A Vida por um Fio’
04 julho 2019 às 14h38

COMPARTILHAR
Em sua 4ª edição, ação serve para prevenir, em especial nesse período de férias escolares, riscos à população

Aparecida lança, nesta semana, a 4ª edição da campanha educativa ‘A Vida por um Fio’, que aborda o combate ao uso do cerol e linha chilena na cidade. O projeto é organizado pela Secretaria de Defesa Social de Aparecida, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). O lançamento oficial ocorre no Centro Olímpico (Rua 8, Setor Conde dos Arcos), às 10h30 de sábado, 6.
Vale destacar que a Lei 3.393/2017 proíbe que se empine pipas e similares que façam uso de materiais cortantes. Desta forma a pasta organizadora, que tem apoio da secretaria de Esporte e Educação, atua no sentido de evitar acidentes e mortes.
Para Roberto Cândido, secretário de Defesa Social, a ação serve para prevenir, em especial nesse período de férias escolares, riscos à população. Ele reforça, ainda, que os GCMs já têm atuado no dia a dia para orientar sobre os perigos do uso de cerol ou linha chilena.
“Mas nesta época os trabalhos são ampliados com a campanha para evitar acidentes e até mesmo mortes em decorrência da brincadeira irregular”, afirmou.
Números
Dados da campanha passada, em 2018, conforme o comando da GCM, evidenciam a apreensão de 980 pipas, 1.100 carretéis de linhas chilenas e/ou com cerol e outros materiais cortantes como pedaços de lâminas de barbear.
De acordo com o comandante da GCM, Weber Júnior, foram registrados somente três acidentes naquele período. “E todos sem gravidade, envolvendo motociclistas. Nosso intuito neste ano é não ter nenhum incidente”.
Conforme a legislação municipal, que veda o uso de “linha cortante, cerol ou vidro moído” no comércio formal e informal, aquele que for tipificado na prática, além de ter o produto apreendido e encaminhado à autoridade policial, deverá pagar multa de R$ 3 mil para cada infração cometida.
