Contos são mais lidos que romances no Brasil, aponta levantamento
20 novembro 2024 às 20h00
COMPARTILHAR
Segundo o levantamento Retratos da Leitura no Brasil, que apresenta um raio-x sobre hábitos de leitura no país, contos são mais lidos que romances no país. De acordo com os dados, 22% dos leitores costumam ler livros de contos enquanto 20% preferem livros de romance. A Bíblia é o livro mais lido no país, com 38% dos leitores tendo como preferência.
De acordo com a pesquisa, 53% dos brasileiros não leem nem parte de um livro, impresso ou digital, de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.
Considerando apenas livros livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, o percentual de leitores é ainda menor: 27%. Livros lidos por vontade própria, inteiros ou em partes e de qualquer gênero, foram lidos por 43% da população brasileira com 5 anos ou mais.
A média de livros lidos em três meses é de 2,4, ante 2,6 da última pesquisa, realizada em 2019. Considerando livros inteiros lidos no mesmo período, a média é de 0,82 por entrevistado.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com incentivo fiscal pela Lei Rouanet, e patrocinada pelo Itaú Unibanco, esta edição contou com parceria da Fundação Itaú e com apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O levantamento foi feito pelo Instituto Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria.
Foram entrevistados 5.504 pessoas em 208 municípios. O levantamento é realizado desde 2007 e, neste ano, trouxe novos indicadores. Foram mensurados, pela primeira vez, número de livros infantis nas residências e os hábitos de leitura dos pais sob a ótica das crianças entre 5 e 13 anos.