Atual candidato a prefeito de Goiânia pelo UB com apoio do governador Ronaldo Caiado, Sandro Mabel é empresário e presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Porém, o aspirante a prefeito de Goiânia é contador por formação, registrado no Conselho de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) há 38 anos – seu registro data de março de 1983. Agora, o candidato passou a contar com o apoio da presidente da entidade representativa da classe, Sucena Hummel. Ao Jornal Opção, a contadora explicou sua decisão: “A gente sabe da importância de ter um prefeito que saiba fazer gestão, que saiba e que entenda de orçamento público”.

Mabel se reuniu, nesta terça-feira, 22, na sede do CRC-GO, com contadores e representantes de entidades ligadas ao segmento, entre eles o Sescon-GO e o SindiContábil Goiânia. Na ocasião, o candidato apresentou propostas e garantiu comprometimento com a categoria e recebeu uma carta manifesto constando as preocupações e demandas relacionadas aos serviços da Prefeitura de Goiânia

Dirigente do CRC-GO, Sucena voltou ao cargo recentemente, pouco depois de disputar o cargo de vice-prefeita de Goiânia na chapa com Vanderlan Cardoso (que também declarou apoio a Mabel). Segundo ela, o candidato do UB foi o único que buscou conversar efetivamente com a categoria e com demais setores da sociedade.

“Sandro é um colega de profissão, ele sabe o papel que a classe contábil tem e ele abriu o diálogo […]. Uma coisa que eu sempre falei é que a gente precisa, independente de qualquer coisa, ter um diálogo com quem vai assumir as cadeiras e com quem está no poder, porque a classe contábil é um grande usuário dos serviços da Prefeitura, do Estado. A gente precisa ter esse diálogo e o Sandro buscou ele”, disse.

Leia também: Mabel pede apoio de feirantes durante visita à Feira Hippie, e é recebido com oração em igreja de Goiânia

A presidente se referiu a Mabel como um conhecido de longa data que “sempre reconheceu a importância dos dados contábeis”. “Se você paga o imposto, você tem que saber onde esse imposto é aplicado, pra onde está indo esse dinheiro, pra onde foi isso? Então assim, a gente sabe da importância de ter um prefeito que saiba fazer gestão, que saiba e que entenda de orçamento público”, afirmou Sucena, que acrescentou ter visto como um diferencial do contador e empresário sua “capacidade de gestão, intelectual e de diálogo”.

Sucena ainda criticou a falta de experiência e de abertura para diálogos por parte de outros candidatos, o que, segundo ela, pode mergulhar Goiânia – cidade que experimenta sucessivas crises em diferentes áreas nos últimos anos – em um “estado de calamidade”. “A falta de experiência e do poder de tomar a decisão, e de ter a coragem de tomar essa decisão, é de um grande impacto” para o município”.

Encontro de Mabel com contadores | Foto: Divulgação

“Porque, por exemplo, nós temos um problema muito sério em janeiro, que é o enquadramento das empresas no Simples Nacional. Se a gente não tiver uma efetividade rápida na questão da nomeação dos cargos técnicos, na questão da nomeação dos secretários para a máquina funcionar, como que as empresas vão fazer? Como a saúde vai fazer se você não vai ter gerência?”, questiona.

Inexperiência

A falta de experiência e trajetória ligada ao mercado de trabalho, inclusive, tem sido um dos principais pontos levantados por Mabel em relação a seu adversário no segundo turno, Fred Rodrigues.

O candidato do PL teve, também, sua formação acadêmica questionada: Fred informou à Justiça Eleitoral ter ensino superior, mas a informação virou alvo de controvérsia devido à falta de documentação que comprove a conclusão da graduação.

A reportagem chegou a solicitar, à assessorial do candidato, documentos que comprovassem o bacharelado em Direito informado por ele, mas não teve resposta.

Apoios

Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informação e Pesquisa no Estado de Goiás (Sescon-GO), Edson Cândido foi outro que destacou pontos positivos na candidatura de Sandro Mabel. “Sandro é um colega de profissão e sabe do papel da nossa categoria para realizar um bom trabalho tanto na área pública como privada. Acredito que a prefeitura tem muito a ganhar quando há nela uma pessoa que entende de contabilidade cuidando das contas públicas”, disse.

Já Leonardo Lobo, presidente do Sindicontábil Goiânia, agradeceu a disponibilidade de Mabel em ouvir as demandas da categoria. “Isso é muito importante, porque mostra que se ele for eleito, haverá sempre a abertura de diálogo”, completou.