Aneel anunciou que chuvas dentro da expectativa permitiram bons níveis nos principais reservatórios, com isso, a bandeira será verde

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na tarde desta sexta-feira, 31, que a bandeira tarifária em fevereiro de 2020 será verde, sem custo para os consumidores. O acionamento deve-se à previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em janeiro vigorou a cobrança da bandeira amarela, com taxa extra de R$ 1,34 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. “A expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento ao longo de fevereiro”, informou a agência.

A condição mais favorável resulta no aumento da produção das hidrelétricas e da participação  no atendimento à demanda de energia Assim, segundo a Aneel, a necessidade de acionamento do parque termoelétrico diminui, o que contribui para reduzir o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. O funcionamento das bandeiras tarifárias funciona do seguinte modo: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.