Neste sábado, 21, o curta-metragem “Consumidos” será exibido gratuitamente no CineX, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A produção da goiana Caolha Animation, em parceria com a Animatriz Studio, apresenta um universo distópico onde a comida se tornou um artigo de luxo.

Dirigido por Caco Pereira, o filme acompanha a trajetória de Lázaro, um personagem que sonha em experimentar comida de verdade ao menos uma vez em sua vida. Com 15 minutos de duração, “Consumidos” propõe uma reflexão sobre questões urgentes que já afetam a sociedade contemporânea, como meio ambiente, segurança alimentar e a desigualdade social. No filme, a classe alta desfruta de uma alimentação variada, enquanto a população pobre sobrevive à base de pílulas alimentares, sem tempo ou dinheiro para acessar comida de verdade.

Premiado na Mostra Washington Novaes do FICA 2024, uma das principais categorias do festival, o curta nasceu de uma experiência pessoal de seu diretor. 

Eu estava em um momento de muito trabalho e comia mal, optando por alimentos industrializados por falta de tempo. Acabei recorrendo a suplementos alimentares para suprir essa deficiência

Caco Pereira, diretor 

A sessão aberta ao público está marcada para às 18h, mas antes, às 17h, haverá uma exibição inclusiva, destinada a pessoas com deficiência visual e auditiva, reafirmando o compromisso com a acessibilidade cultural no evento. A data da première coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. 

Curta-metragem “Consumidos”

A inclusão é um dos temas centrais do evento, não apenas no ato de assistir ao filme, mas também no processo de produção cinematográfica. Pereira destaca a importância de equipar cinemas e distribuidoras para receberem pessoas com deficiência, assim como a necessidade de que produtores adotem ferramentas de acessibilidade, como audiodescrição, legendas descritivas e janelas de libras. “Só assim poderemos avançar em direção a uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, afirma o cineasta.

Além disso, Caco defende que o acesso ao cinema deve ir além da experiência do espectador. Ele enfatiza a importância de abrir espaço para que pessoas com deficiência também possam atuar como criadores e produtores de conteúdo. “Os filmes são uma poderosa ferramenta de educação e transformação social, e a comunidade PCD precisa ter a oportunidade de trazer seus questionamentos e histórias para a tela grande”, conclui o diretor.

“Consumidos”, curta-metragem goiano dirigido por Caco Pereira

O curta-metragem “Consumidos” é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e, também, com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Leia também Goiânia recebe Mostra de Cinema Espanhol com entrada franca;