Consultas eletivas do Ipasgo não foram suspensas

Regras de atendimentos vão seguir normas do decreto estadual. Entenda

Foto: Reprodução

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) não suspendeu as consultas eletivas. Os atendimentos de saúde aos usuários do Ipasgo estão mantidos e seguem as regras estabelecidas pelos decretos estadual n.º 9.685 e municipal n.º 1.242, que entraram em vigor em 30 de junho e 1.º de julho de 2020.

A partir desta segunda-feira, 6,  as consultas e procedimentos eletivos na rede credenciada ao órgão devem ser realizados com limite de 50% da capacidade, em obediência à norma técnica estadual.

As regras também são aplicadas aos consultórios odontológicos. O objetivo é garantir critérios de segurança para os prestadores de serviços e pacientes.

Cirurgias eletivas

Conforme os decretos, as cirurgias eletivas — que podem ser reagendados sem prejuízos à saúde dos usuários — estão suspensas temporariamente. Devido à alta demanda por leitos de UTIs para internação dos pacientes com Covid-19, a medida vai evitar a superlotação e garantir a liberação de leitos para atender aos casos de internação em função da pandemia do novo coronavírus e casos gerais de urgência e emergência.

Decretos

De acordo com os decretos estadual n.º 9.685 e municipal n.º 1.242, que entraram em vigor em 30 de junho e 1.º de julho de 2020, respectivamente, os estabelecimentos de saúde (que incluem consultórios e clínicas odontológicas) exercem atividades consideradas essenciais e não se incluem no revezamento de 14 x 14 dias fixado para as demais atividades, podendo funcionar da seguinte forma:

  • Não podem realizar cirurgias eletivas (somente de urgência e emergência)
  • Devem ser reduzidas em 50% a oferta de consultas e procedimentos ambulatoriais
  • Serviços de atenção primária à saúde podem funcionar com capacidade máxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.