Advogado entra no lugar de Telêmaco Brandão, que renunciou da titularidade da Comissão Especial dos Estudos Jurídicos da Advocacia Conservadora para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados

O advogado Cristovam do Espírito Santo Filho deve assumir a presidência da Comissão Especial dos Estudos Jurídicos da Advocacia Conservadora (Cejac) da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás (OAB-GO) no lugar do advogado Telêmaco Brandão, que é pré-candidato a deputado federal pelo Pros. Brandão é o primeiro integrante da entidade a deixar a função para disputar as eleições de outubro. Telêmaco pediu renúncia na última quarta-feira, 25, e aguarda deferimento do pedido.

A criação da Cejac foi alvo de críticas até mesmo entre os advogados. Ela foi alvo de controvérsias, inclusive resultando em emissões de notas de repúdio, porque os titulares se posicionam publicamente a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra pautas como obrigatoriedade de vacinação, comunismo e a China.

A OAB-GO, porém, reforça que “as comissões da OAB são órgãos de assessoramento do conselho e tem a responsabilidade de promover debates e estudo dentro da sua respectiva área de recorte jurídico ou social.”