Conselho Estadual de Educação de Goiás terá eleição no dia 29 de novembro
05 novembro 2019 às 11h15

COMPARTILHAR
Na ocasião, serão escolhidos os presidentes do órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino para os próximos dois anos

O Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) deve nomear, em breve, a comissão responsável pela condução das eleições que definirá os cargos de presidente e vice-presidente do CEE, além dos presidentes das câmaras de Educação Básica, de Educação Profissional, de Educação Superior, de Legislação e Normas e do Conselho Pleno (CP).
Para ser candidato nas eleições do CEE-GO, que é o “órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino”, é preciso ter sido nomeado conselheiro pelo Chefe do Poder Executivo, além disso, é necessário ser educador com comprovada contribuição para o ensino e ter o seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Após nomeada, a comissão organizará o pleito que será realizado no dia 29 de novembro de 2019.
O processo é interno e, após a apuração, o resultado será divulgado também no dia 29. No momento, o conselho prepara a nomeação da comissão. O próximo passo é a manifestação dos candidatos e, em seguida, as eleições propriamente ditas. Vale essaltar que, os conselheiros não podem presidir o conselho por mais de dois mandatos seguidos.
CEE-GO
No exercício de suas atribuições legais, o CEE-GO aprecia em média quatro mil processos por ano relativos ao Sistema Educativo Goiano, composto por: todas as instituições educacionais criadas e mantidas pelo Poder Público Estadual; as instituições municipais de Educação Superior; todas as instituições particulares que oferecem Educação Básica nas etapas do ensino fundamental e médio em suas diversas modalidades; as instituições de Educação Básica criadas e mantidas pelo Poder Público Municipal onde não foi criado sistema municipal de educação e, ainda, as instituições particulares de educação infantil onde também não há sistema municipal de educação.