O Conselho de Ética do Senado Federal acatou o pedido de abertura de procedimento disciplinar contra senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB) e outros seis parlamentares. Além dele, foram alvo de processos os senadores: Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Styvenson Valentim (Podemos-RN). Kajuru disse ao Jornal Opção que “está tranquilo e confia na sua absolvição”.

Presidente do conselho, o senador Jayme Campos (UB-MT) explicou que os denunciados serão notificados para que tenham direito à defesa prévia e que um relator foi designado para cada representação ou denúncia. “O regimento define que o relator não pode ser do partido político do autor da representação ou do senador alvo da representação e o seu relatório, pelo arquivamento ou pela imposição de medida disciplinar, será apreciado pelo conselho”, disse.

De acordo com a denúncia do ex-senador Luiz do Carmo, Jorge Kajuru teria insinuado que as emendas parlamentares de Carmo haviam sido usadas de forma indevida. “Na publicação, além de questionar emenda parlamentar, que é instrumento garantido aos deputados federais e senadores brasileiros em relação ao orçamento da União, Jorge Kajuru refere-se ao senador Luiz do Carmo como uma pessoa em quem não se deve confiar, ou seja, que faz mau uso do dinheiro público”, afirma o acusado na petição.

Outra denúncia contra Kajuru, também movida por Carmo, foi rejeitada pelo conselho. Na peça, o ex-senador também apontava Kajuru como autor de postagens nas redes sociais que teriam lhe imputado prática de condutas irregulares, como a obtenção de “emendas parlamentares em suposto esquema de compra de votos”.

Já Flávio Bolsonaro denunciava a divulgação, em 2021, de “gravação clandestina” feita por Kajuru durante ligação telefônica com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Essa denúncia também não foi acatada pelo conselho.

A reportagem entrou com contato com a assessoria do senador Jorge Kajuru e aguarda retorno.

Leia também:

Após um ano sem sessões, Conselho de Ética analisa 19 representações contra senadores

Kajuru acusa senadores goianos, Vanderlan e Wilder, de não destinarem emendas para Goiânia