Conheça Vinicius Cirqueira, possível nome para compor chapa com Adriana Accorsi

24 junho 2024 às 13h02

COMPARTILHAR
A composição entre o PSB e o PT, sigla da deputada federal Adriana Accorsi e pré-candidata à Prefeitura de Goiânia, já está “nos finalmentes”. A aliança depende somente da palavra final do presidente estadual da sigla, Elias Vaz, que também é secretário de Assuntos Legislativos no Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. Em entrevista ao Jornal Opção, o ex-deputado estadual e presidente do PSB em Goiânia, Vinicius Cirqueira, explicou que falta somente a decisão final do presidente estadual do PSB. “Referendada a decisão, vamos começar a discutir os nomes internamente”, afirmou Cirqueira.
“Eu descompatibilizei do cargo na Alego a pedido tanto do presidente Bruno [Peixoto] como a pedido do presidente Elias [Vaz] para eu focar bastante nessa questão das eleições. Eu conheço essa cidade como poucos. Vou falar de mim, porque essa questão da chapa vai ser decidida pelo partido, mas eu me coloco como um quadro que pode contribuir muito com a cidade de Goiânia”, destacou Vinicius Cirqueira.
No final de maio, ele se desincompatibilizou do cargo até então ocupado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), de secretário de Esporte e Lazer, com interesse nas Eleições de 2024. Vinicius, que é engenheiro civil por formação, já foi superintendente de habitação, diretor de obras e conselheiro tutelar por Goiânia.
Sobre a possibilidade de compor chapa com Adriana Accorsi, Cirqueira afirmou que, “de fato, existem essas conversações”. “Nós tivemos reunião com a direção nacional e com a Adriana. Eu e Elias participamos. A conversa foi muito boa, o encaminhamento foi muito bom, só que precisa ainda referendar isso internamente com o partido. Precisamos nos reunir novamente para ver qual vai ser a decisão do partido, se vai andar ou se não vai andar com a chapa do PT”, explicou o ex-deputado estadual.
Só depois de concretizar a aliança, o partido se unirá de novo. Questionado sobre a data da próxima reunião, Vinicius afirmou que ainda não está marcada. Apesar dos diálogos, ele pontua que o partido trabalha assim, de forma que não uma ou duas pessoas decidem, mas todo o partido precisa estar unificado nessa possível decisão.
Questionado sobre o nome para possível vice de Adriana, Vinicius destaca que, em 2016, foi o terceiro vereador mais bem votado em Goiânia. Em 2018, foi eleito deputado estadual com 17698 mil votos, sendo quase 13 mil somente na Capital. Por isso, destaca que tem uma ligação muito grande com a população.
“Sou uma pessoa que nunca puxei o meu trabalho político por questões ideológicas e nacionais. Eu sempre quis tratar as questões mais locais e eu acho que é isso que a Goiânia está precisando. Esquecer um pouco esse debate que não leva nada a lugar nenhum [polarização] e cuidar da cidade, cuidar do que a população mais precisa”, pontua Vinicius.
Para ele, as pessoas não estão debater opiniões políticas, que é “algo que não vai levar ao encontro do que realmente a população precisa”. De acordo com Cirqueira, a população está preocupada se o ônibus vai passar no horário que eles precisam chegar no serviço, além de questões como geração de emprego e renda. “A população hoje está carente de saúde, carente de limpeza urbana, carente das crianças irem para escolas, para os CMEIS e carente de prática esportiva”, exemplifica Cirqueira.
Dito isso, se colocou à disposição do partido, mas voltou a ressaltar que a decisão é partidária. Além disso, segundo ele, existem outras pessoas dentro do partido que também são muito gabaritadas para poder assumir qualquer frente de atuação na cidade.
Bastidores
No último dia 12 de junho, Cirqueira esteve no encontro entre lideranças do PSB e Adriana Accorsi, na sede do partido em Brasília, para tratar da composição. Na ocasião, a coluna Bastidores apurou que a reunião terminou sem definição, mas com avanços na articulação entre Adriana e Vinicius. Além de Cirqueira, estiveram presentes: Elias Vaz e Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.
No entanto, apesar de o nome do ex-deputado ser o mais ventilado, o PSB analisa outros nomes que também considera viáveis para a vice de Adriana. Um deles é o professor Jerônimo Rodrigues, ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Em Goiás, dentre os integrantes do PSB estão: senador Jorge Kajuru, deputado estadual Karlos Cabral, prefeito de Avelinópolis Adriano de Araújo, prefeito de Montividiu Edson Bueno, prefeito de Porteirão João Henrique Silva e prefeito de Cavalcante Vilmar Kalunga.