Conheça Stadia, a plataforma de streaming de jogos da Google

Novidade da gigante da tecnologia foi apresentada nesta terça-feira (19/3) na GDC 2019 promete ser uma revolução

A Google promete revolucionar o mundo dos games. A gigante da tecnologia anunciou nesta terça-feira (19), durante a GDC 2019, em San Francisco, Estados Unidos, a Stadia, sua plataforma de streaming de jogos. O novo serviço vai disponibilizar ao usuário, apenas com o uso do Google Chrome, jogos de ponta para qualquer dispositivo e de forma instantânea, com os games iniciando em apenas cinco segundos direto do navegador.

A grande novidade é que a Stadia dispensa o uso de consoles, sendo compatível com desktops, laptops, televisores inteligentes, smartphones e tablets. “Descobrimos que podemos levar qualquer jogo grande para qualquer dispositivo por meio do Google Chrome”, afirmou o presidente da Google Sundar Pichai.

Resumindo, será possível que o jogo comece no notebook, passe para a TV da sala e, depois, prossiga no smartphone — e tudo sem precisar instalar nada, dependendo apenas da conexão com a internet. Também não será necessário fazer downloads de títulos para jogar; bastará acessar o Stadia e apertar o botão de reprodução.

Tudo isto é possível graças à poderosa rede de servidores da Google, espalhada por pais de 200 países do mundo. No lançamento, o Stadia já rodará jogos a 60 fps e em 4K, mas contará com suporte a 8K e 120 fps futuramente. O primeiro jogo anunciado para o Stadia foi Doom e Doom Eternal, que rodará em 4K com HDR e a 60FPS.

A Google também anunciou durante a conferência que sua plataforma terá suporte a Unreal Engine, Unity, Havok e diversos outros motores gráficos, além de suporte a cross-platform, eliminando a possibilidade de delay enquanto jogam ou alternam entre os dispositivos.

Controle oficial pode conetar via wi fi com servidor do jogo. Foto: Divulgação

O único hardware apresentado pela Google é o controle oficial da plataforma, que será opcional, uma vez que a Stadia será compatível com todos os comandos e conjuntos de mouse e teclado disponíveis no mercado. A vantagem do aparelho é que pode conectar-se diretamente por Wi fi ao servidor do jogo.

O Google Stadia será lançado em 2019, ainda sem preços divulgados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.