Conheça Scoville, homenageado nesta sexta-feira pelo Google

Farmacêutico criou teste que mede ardência de pimentas e elenca as mais picantes delas. Wilbur faria 151 anos em 2016

| Foto: Reprodução Google

No método criado por Wilbur, quanto mais água e açúcar fosse preciso para neutralizar a pimenta, mais forte ela era | Foto: Reprodução Google

O químico e farmacêutico estadunidense Wilbur Scoville, homenageado nesta sexta-feira (22/1) por um doodle interativo do Google, foi o criador da primeira escala de ardência da pimenta, que leva seu nome. Ele testou vários tipos de pimentas e inventou o Teste Organoléptico de Scoville, que, na prática, mede o “grau de calor” delas.

Inicialmente, Scoville misturava a pimenta pura com água e açúcar – se fosse preciso muito pra neutralizar a ardência, a planta era considerada mais forte. Com o tempo, Wilbur criou uma escala de calor em que 1 xícara de pimenta corresponde a 1000 xícaras de água, o que representa uma unidade da escala de Scoville (SHU).

A Capsaicina, componente ativo das pimentas que gera a ardência delas, corresponde a 15 milhões de unidades Scoville. Ainda assim, não é a substância mais forte da escala, que também é usada para avaliar outros elementos da natureza. A resiniferatoxina, encontrada em plantas como o cactus, alcança 16 bilhões de unidades Scoville, por exemplo.

Entre as pimentas, a mais forte encontrada é a Carolina reaper, criada artificialmente pelo cruzamento da Habanero e da Naga Bhut Jolokia. Ela tem entre 1,15 milhões e 2,2 milhões de SHU. Já a Paprika tem zero grau de calor na escala. No Doodle, é possível ver alguns exemplos de pimentas com seus respectivos graus de ardência.

Scoville publicou alguns livros, entre eles, The Art of Compounding (A Arte da Composição), uma importante obra da farmacologia e que trazia a primeira menção à capacidade do leite de neutralizar a ardência.

Nascido em Connecticut, Wilbur também era professor e foi homenageado pela Universidade de Columbia em 1929 com o título de Doutor honoris causa. Em 22 de janeiro de 2016, completaria 151 anos de idade.

doodle

Jogador precisa acertar a pimenta com sorvete para neutralizar sua ardência

No jogo criado pelo Google, o objetivo é congelar as pimentas para conter sua ardência. Conforme o jogador avança, as pimentas são mais fortes e a dificuldade, maior. E quanto mais ardida a pimenta, melhor é a reação de Scoville ao comê-la. O doodle foi criado pela equipe do Google e idealizado por Olivia Huynh.

Deixe um comentário