COMPARTILHAR

A Mitsubishi Motors vai lançar, no próximo dia 12, o plano de investimentos de R$ 4 bilhões até 2032 na fábrica da empresa, em Catalão, sudeste goiano. A oficialização do projeto acontecerá no Japão, base da Mitsubishi, na presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB), e do secretário da Indústria e Comércio, Joel Santana Braga Filho. 

A proposta da empresa é de gradualmente o ocupar o mercado diversificando sua linha de produtos na América Latina entre 2026 e 2032. No plano a ser anunciado, a empresa afirmou que o aporte será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias híbridas e flex. 

Hoje, o Eclipse Cross utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina e, pelo novo plano, deverá receber o sistema eletrificado e capaz de rodar com etanol. A marca também já testa a nova geração do Outlander híbrido PHEV no Brasil. Um dos novos veículos já prometidos para produção nacional é o SUV Xforce, que já está sendo produzido em outros mercados e a nova geração da picape L200

O investimento em Catalão também visa o estabelecimento de um hub de assistência técnica para países da América do Sul. Outro objetivo é o desenvolvimento de pesquisas e estudos para a criação de sistemas de produção sustentável e treinamentos para a adequação e capacitação dos operários da fábrica. 

Globalmente, Mitsubishi busca diversificar seus negócios para além dos mercados tradicionais, incluindo a América Latina, América do Norte, África e Oriente Médio. A marca comercializa cerca de 22 mil veículos por ano e gera cerca de dois mil empregos diretos e outros dez mil indiretos. Na América Latina, a Mitsubishi Electric possui fábricas na Colômbia e no México.