A cirurgia bariátrica é considerada um dos procedimentos médicos eficazes no tratamento da obesidade. No entanto, há diversas variações e desafios, que precisam ser compreendidos, ou seja, cada intervenção possui suas particularidades. Assim, o entendimento é que elas podem auxiliar os pacientes na tomada de decisões e obtenção de resultados a longo prazo.

O cirurgião Leonardo Emílio elenca alguns métodos para tratamento da obesidade. Dentre as quais: banda gástrica ajustável, laparoscópica e bypass. “Cada técnica possui suas particularidades e indicações, sendo escolhida de acordo com o perfil e necessidade do paciente”, enfatiza.

Um estudo feito nos Estado Unidos em dez hospitais e seis centros clínicos distintos acompanhou 2.348 pacientes, que haviam sido submetidos à cirurgia bariátrica há mais de sete anos. Os resultados mostraram que o método de by-pass gástrico teve uma média de perda de peso de 28,4% e ganho de 3,9%. Em comparação, a banda gástrica ajustável laparoscópica apresentou 14,8% de perda e 1,4% de reganho.

Assim, o médico conclui que as taxas de ganho de peso podem variar dependendo da técnica escolhida.

Saúde e bem-estar

Leonardo Emílio ressalta que a solução para perda de peso não está apenas no procedimento físico, mas no suporte contínuo e na atenção à saúde mental do paciente. “Precisamos tratar o indivíduo como um todo, considerando seu bem-estar emocional e mental. Somente assim podemos realmente combater as causas profundas da obesidade e garantir resultados duradouros”, acentuou.

O cirurgião destaca que a abordagem multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, psicólogos e o próprio paciente é essencial para a manutenção do peso e para uma vida mais saudável do paciente. Dessa maneira, segundo o especialista, não é apenas a perda de peso, como a transformação do seu estilo de vida e garantia da saúde e bem-estar duradouros.

Leia também: Mistura de vinagre de maçã é (nova) febre entre famosas pra emagrecer. Confira quem usa

O segredo (não tão secreto) para perder peso e emagrecer