O câncer é uma doença que causa medo em quase todo mundo. Com diversos tipos, a doença pode acometer várias partes do corpo e, em alguns casos, até se espalhar, levando a morte. Alguns tipos de câncer são causados por bactérias e outros por vírus.

A maioria dos casos de câncer de estômago é causada por bactérias. Já os cânceres cervicais, além de alguns orais e genitais, são causados por vírus. Essas infecções virais crônicas podem levar à doenças no fígado.

Esses tipos de infecções representam 13% de todos os casos de câncer no mundo. Saber quais infecções podem levar ao câncer significa que os cientistas também têm uma boa ideia de como preveni-las. Vacinas e medicamentos eficazes para precaver e tratar essas infecções.

Entre as doenças está o vírus HPV. Existem mais de 200 tipos do vírus, sendo que 12 deles aumentam significativamente o risco de cânceres cervicais, genitais e orais. A maioria dos infectados pelo HPV se curam sozinhos. Porém, 10% das mulheres com infecção cervical por HPV desenvolverão uma infecção persistente de alto risco. Com isso, as células passam a se reproduzir rapidamente e inativem proteínas que suprimem tumores.

Outro vírus que pode causar câncer é a Hepatite. As denominações B e C da doença levam principalmente ao câncer ao causar inflamação nas células do fígado. A inflamação leva a um acúmulo de tecido cicatrical no fígado, conhecido como cirrose, que é um fator de risco para o câncer. A Hepatite B também pode causar câncer diretamente ao alterar células saudáveis do fígado.

Já nas bactérias cancerígenas está a H. pylori, que são muito comuns. Hoje, cerca de metade da população mundial carregam a bactéria e, destas, de 1 a 3% desenvolverão câncer. Ainda não há explicação para que isso aconteça ou como essa bactéria causa a doença.

Leia também

Brasil pode ter mais de 70 mil casos de câncer de mama por ano até 2025, segundo Inca