Conheça o primeiro embaixador brasileiro negro na Europa em 100 anos

10 agosto 2025 às 14h21

COMPARTILHAR
O diplomata Silvio José Albuquerque e Silva assumiu, em 2025, o posto de embaixador do Brasil em Bruxelas, tornando-se o primeiro negro a comandar uma representação brasileira na Europa em um século. A nomeação marca um avanço significativo na busca por maior diversidade e inclusão no Itamaraty.
A aprovação da Bélgica para o agrément de Silvio Albuquerque ocorreu em janeiro de 2025, e a confirmação final dependia da sabatina no Senado brasileiro, que ocorreu em maio do mesmo ano. A nomeação foi bem recebida como um passo positivo para a representatividade na diplomacia brasileira.
Com experiência em missões diplomáticas no Quênia, Colômbia, Chile e Canadá, Albuquerque e Silva assume a embaixada com a missão de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil, Bélgica e Luxemburgo. Entre suas prioridades está a promoção do acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia, tema crucial para ampliar a presença econômica e política do Brasil na região.
Além disso, o embaixador tem foco em incentivar projetos sustentáveis e ampliar o mercado para empresas brasileiras no continente europeu.
A presença de Silvio José Albuquerque e Silva no comando da embaixada em Bruxelas simboliza um importante passo para uma diplomacia mais plural e inclusiva, refletindo a diversidade da sociedade brasileira.
Leia também
Itamaraty abre concurso para diplomata com 50 vagas e salário de R$ 22,5 mil
Após tarifaço dos EUA, Tocantins pretende buscar pela diplomacia novos mercados no Japão e Vietnã