Reviver as memórias de uma época em que as bicicletas eram o principal meio de transporte e lazer é o objetivo de um grupo de entusiastas em Goiânia. Inspirados pela nostalgia dos anos 70 e 80, esses ciclistas se uniram para criar o Pedal Retrô, um passeio que resgata a tradição ciclística da capital goiana.

O grupo fará dois passeios neste domingo, 28. O primeiro será uma apresentação na Praça Cívica durante o Campeonato Goiano Critérium. Nessa edição, o pedal mostrará bicicletas de corrida antigas.

Já à tarde, o grupo fará um passeio em parceria com a Prefeitura de Goiânia em tributo ao Projeto Centraliza. A os participantes será a partir das 15h, em frente ao Grande Hotel, na Avenida Goiás, nº 462, Setor Central.

Tradição

Para entender a motivação por trás desse movimento, conversamos com o idealizador do Pedal Retrô, Giuseppe Arrastes, que compartilhou sua paixão pela bicicleta e sua visão de resgatar essa tradição na cidade. “O primeiro veículo de todo brasileiro é uma bicicleta. E falo veículo mesmo, está no código brasileiro de trânsito”, diz.

Giuseppe explica que a conexão com a bicicleta começa desde o “achado”, passando pela restauração até que elas finalmente podem ir para as ruas. “Temos colegas mecânicos que ajudam nesse processo e alguns colegas que entendem um pouquinho mais dessas clássicas aí e nos auxilia aí na manutenção delas”, cita.

Giuseppe Arrastes idealizou o passeio em 2019 | Foto: Arquivo pessoal

Arrastes conta que essa tradição e paixão dos goianienses já fizeram Goiânia ser conhecida como a Capital da bicicleta. “Hoje, está em quarto lugar, mas mostra essa tradição. Quero reescrever essa história e resgatar esse gosto a partir de um rolê histórico, com bicicletas e roupas de época para mostrar essa tradição”, conta.

Percorrendo os becos do centro e do setor sul, os ciclistas celebram a cultura ciclística local e compartilham sua paixão por pedalar pelas ruas da cidade. “Cada dia que entra um membro novo é uma sementinha nova que plantamos. Criou-se um hábito muito forte de utilizar carro que faz com que o goianiense não enxergue os próprio monumentos”, afirma.

Hoje, o grupo conta com cerca de 150 membros e uma média de 30 ativos. “É um ciclo, sempre temos novos adeptos entrando, outros que vão saindo”, conta. Sobre as biciclestas querinhas da galera a Caloi 10 é o grande destaque. Lançada em 1972, ela foi a primeira lançada no Brasil a ter o sistema de marchas. As Monarks, monaretas e barra circular também se destacam no gosto dos apaixonados por bikes.

Confira uma galeria de fotos

Leia também:

Night Bike: o passeio ciclístico dos anos 1990

Cuidado do goianiense com bikes públicas é determinante para ampliação de projeto