O Parque Mutirama foi fundado em outubro de 1969 e, desde então, é um dos principais pontos turísticos de Goiânia. Apesar das diversas reformas pelas quais o parque passou em todos seus setores, ao longo das décadas, a sorveteria ‘Fonte do Paladar’ segue intacta, com a mesma arquitetura e serviços. O senhor Nicodemos Machado, proprietário da sorveteria, é testemunha da passagem do tempo e compartilha um pouco de sua trajetória. 

Ao Jornal Opção, Nicodemos conta que nasceu em Corumbaíba, no interior de Goiás, em 1° de maio de 1938. Até os 10 anos de idade, já havia se mudado para Trindade e, de lá, para Goiânia. Antes de se dedicar à ‘Fonte do Paladar’, Nicodemos atuou como engraxate, trabalhou em uma fábrica de vinagre, e também foi funcionário de um bar durante quatro anos. Seu último chefe foi Francisco de Castro, ex-prefeito de Goiânia, ex-deputado federal e estadual. 

“Aos 17, 18 anos eu já passei a ser empreendedor”, compartilha Nicodemos, orgulhoso a abertura da primeira loja ‘Fonte do Paladar’, que foi resultado de uma sociedade com o primo, em 1958. A primeira unidade estava localizada no Parthenon Center, no centro da cidade. Pouco tempo depois, seu primo deixou a sociedade e a irmã de Nicodemos, Yolanda Machado, assumiu a sociedade.  

Leia também: Teleférico do Mutirama em Goiânia voltará a funcionar, garante presidente da Agetul

Comissão de obras paradas da OAB pede informações sobre reabertura do parque Mutirama

“Quando foi a abertura do Mutirama, entramos na licitação, vencemos e estamos aqui desde de 69”, relembra orgulhoso a expansão da loja. Nessa unidade, os filhos de Nicodemos e sua esposa trabalharam com ele por anos. O proprietário lembra saudoso da época em que pessoas vinham do estado todo para o Mutirama, conhecido na época como “Disneylândia de Goiás”. Ele conta que “as pessoas vinham de trem, vinham de táxi, vinham de charrete…” para levar os filhos aos parques. 

Em 2018, Nicodemos recebeu o título de cidadão goiano, e na ocasião da titulação, muitos vereadores lembraram da época de infância. As idas ao parque e à sorveteria marcaram a vida de muitos. “Uma alegria muito grande para mim de ver a maioria, quase a totalidade dos vereadores, que conhecia a Fonte do Paladar”, afirma Nicodemos. 

Com o passar do tempo, a rede chegou a ter sete lojas e quase 200 funcionários, entretanto, com o confisco do dinheiro em poupanças feito pelo então presidente Fernando Collor, a rede ‘Fonte do Paladar’ sofreu duros golpes. “Tudo que eu tinha estava na poupança, 24 cadernetas de poupança”, concluiu. Apesar das dificuldades, hoje, Nicodemos compartilha aos risos a época de crise. 

Uma a uma, as lojas foram fechando e só restou a do Mutirama. Agora, o empreendedor compartilha orgulhoso que, em dois meses, uma nova unidade da ‘Fonte do Paladar’ será aberta na rua quatro com a rua sete, no setor Oeste. “Quando a pessoa tem a idade que eu tenho, eu tenho 86 anos, se você parar nessa idade, você trava”, diz ao se referir ao desejo de continuar trabalhando e expandindo a rede.  

Para conhecer a famosa sorveteria do Mutirama e todas as outras atrações do parque, o horário de funcionamento segue de quinta-feira a domingo, das 10h da manhã às 16h.