Conheça a brasileira que pode se tornar a mulher mais velha do mundo

10 março 2025 às 15h30

COMPARTILHAR
Nascida em março de 1905, em Porciúncula, noroeste do Rio de Janeiro, Deolira Glicéria Pedro da Silva completa, nesta segunda-feira, 10, 120 anos de idade. A idosa viveu durante a criação do primeiro avião, I Guerra Mundial e outros eventos históricos.
Deolira vive, hoje, em Itaperuna com familiares que incluem três filhos, 20 netos, 40 bisnetos e 37 tataranetos. Conhecida como o “Terror do INSS”, a idosa não tem sua idade reconhecida de forma oficial por instituições como o Gerontology Research Group, que valida supercentenários.
A busca por documentos que comprovem os 120 anos de Deolira tem se mostrado um desafio. Após uma enchente em 1977, muitos de seus documentos originais foram perdidos, e os registros atuais datam da época.
Caso a idosa consiga comprovar sua idade, ela estará a dois anos de superar o recorde de pessoa mais velha do mundo. Atualmente, o recorde é da francesa Jeanne Calment, que viveu por 122 anos e 164 dias. A saúde de Deolira, mesmo com dificuldades, é considerada excelente.
Deolira faz parte de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) que apura a genética da longevidade. Pesquisadores querem entender se existem genes protetores que explicam sua resistência e vitalidade.
Leia também
Segredos da longevidade são revelados em exames de sangue de pessoas com mais de 100 anos