Confirmação de caso de raiva leva Prefeitura de Goiânia e UFG a promoverem Dia D de Vacinação

Força-tarefa acontece no posto vacinação do Hospital Veterinário da UFG, localizado no Campus Samambaia, das 8h30 às 17h

Vacinação ocorre Hospital Veterinário da UFG, localizado na intersecção da Rua R-2 com a Rodovia GO-462, no Campus Samambaia, saída para Nova Veneza | Foto: Divulgação

Após confirmação de um caso de raiva, a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Prefeitura de Goiânia firmaram parceria para promover, neste sábado, 28, o “Dia D de Vacinação Antirrábica”. A ação acontece das 8h30 às 17 horas no Hospital Veterinário, no Campus Samambaia. O “Dia D” foi organizado com objetivo de reforçar a cobertura vacinal de cães e gatos da Região Norte de Goiânia. Em março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou um caso de raiva animal em bairro próximo à UFG.

“Após a confirmação do caso, nós fizemos um bloqueio vacinal, com a aplicação de 647 doses da vacina antirrábica. Neste sábado, as equipes estarão disponíveis para reforçar a vacinação na região. Aproveitaremos para ampliar o serviço a todos os interessados da capital”, explica o diretor de Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde, Murilo Marino Reis. A vacinação é voltada para cães e gatos saudáveis e que tenham idade superior a três meses.

“No caso de fêmeas gestantes e lactantes, devem aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinados”, pontua o diretor de Vigilância em Zoonoses. Murilo acrescenta que a raiva tem um índice de letalidade próximo a 100% em animais e humanos. “Por isso, a vacinação é a prevenção mais eficiente”.

O diretor salienta que casos de raiva animal no perímetro urbano são raros. Mas, quando identificados, é preciso agir de forma rápida e eficiente, por meio de estratégias como o bloqueio vacinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.