Confira todas as questões que podem decidir a filiação de Márcio Cândido ao PL
21 março 2024 às 16h36
COMPARTILHAR
De acordo com fontes, o vice-prefeito Márcio Cândido estaria já nos últimos preparativos para deixar seu partido, o PSD, e se filiar ao PL de Bolsonaro para disputar a Prefeitura de Anápolis.
Cândido, que inclusive esteve com o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) na última semana, juntamente com lideranças evangélicas anapolinas que já declararam apoio ao seu nome, precisaria, no entanto, amarrar duas questões ainda pendentes para bater o martelo: a posição de Ronaldo Caiado e a aceitação do próprio PL.
Quanto ao primeiro ponto, o Jornal Opção apurou que Márcio Cândido aguarda o retorno do governador de Israel para, aí sim, se reunir com ele e com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Republicanos), para decidir sobre a mudança de partido.
A expectativa é que, após a viagem, Caiado decida quem apoiará em Anápolis — Márcio Cândido ou Márcio Corrêa, do MDB (e ligado ao vice-governador Daniel Vilela). A decisão final do chefe do Executivo estadual deve ser tomada em alinhamento com Jair Bolsonaro, talvez a partir da próxima semana. Diz-se que Ronaldo Caiado chega na sexta-feira, mas só começa a articular no sábado, 23.
Nos bastidores, corre a informação de que tanto Jair Bolsonaro quanto o senador Wilder Morais, presidente do PL em Goiás, estariam inclinados a apoiar Márcio Cândido. No entanto, ainda há definição. Porque há políticos do PL, como o ex-deputado federal Major Vitor Hugo, dispostos a apoiar Márcio Corrêa.
O outro ponto é justamente o próprio PL municipal. Numa conversa recente com o Jornal Opção, Hélio Araújo, que preside a legenda em Anápolis e é pré-candidato a prefeito, mostrou-se resistente à possível filiação de Márcio Cândido — quando se trata de ser candidato a prefeito — e já teria dado um ultimato: se ele chegar, haverá disputa interna no partido. Na convenção.
Se isso, de fato, ocorrer, a cisão pode favorecer Major Vitor Hugo, que tenta levar o partido para Márcio Corrêa. (T.P.)
Leia também: Presidente do PL em Anápolis diz que candidatura de Márcio Cândido pelo PL não está definida