Sabe quem é brasileira que pode ser considerada a Messi dos e das chefs de restaurantes? A craque é Alessandra Montagne (que, com “i”, se tornaria parente de Montaigne), de 41 anos.

Franco-brasileira, nascida no Rio de Janeiro (e morou em Poté, Minas Gerais), Alessandra Montagne será responsável pelo restaurante do Museu do Louvre, em Paris — um dos mais famosos do mundo.

Alain Ducasse selecionou grandes chefs para uma nova experiência gastronômica. Ele afirma que o objetivo é “recuperar o sabor original dos produtos”.

Alessandra Montagne, chef: na porta do Tempero, um dos restaurantes que comanda em Paris | Foto: Cécile Chabert

Alessandra Montagne vai trabalhar ao lado de Pascal Rigo e Arnaud Chevallier, padeiros renomados; Florent Ladeyn e Vivien Durand, chefs celebrados; e Jessica Préalpato, apontada como melhor chef-confeiteira do mundo (foi eleita em 2019).

Expert, uma referência, a franco-brasileira Alessandra Montagne já opera dois restaurantes parisienses — o Nosso e o Tempero. Ela é formada na escola culinária de Jean Drouant e fez estágio nas especialíssimas cozinhas Ze Kitchen Galerie e Yam ’Tcha.