Confira os políticos que brilharam em 2019
28 dezembro 2019 às 19h01
COMPARTILHAR
Nem só de notícias ruins vive a política brasileira. Alguns personagens se destacaram em um ano que prevaleceu a tensão provocada pela polarização e os ajustes econômicos. Para reconhecer o destaque de quem conseguiu se equilibrar e fazer de um limão uma limonada, o Jornal Opção preparou uma lista com os políticos que brilharam em 2019.
Veja os políticos que brilharam em 2019
Alexandre Baldy (Progressistas)
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo é um político nato. Saltou de deputado federal por Goiás para ministro das Cidades durante o governo Michel Temer. Preferiu ficar no primeiro escalão do Governo Federal a disputar as eleições de 2018 em que tinha grandes chances. Em novembro, o PP goiano conseguiu deferência no Palácio das Esmeraldas, com a nomeação de Adriano Baldy, irmão de Alexandre, para secretário de Cultura.
Lissauer Vieira (PSB)
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás conseguiu conduzir com maestria as diversas tensões do legislativo, sem grandes entraves. Mesmo com pautas polêmicas, como a Reforma da Previdência estadual, o Estatuto do Servidor e privatizações, Lissauer teve o papel conciliador, sabendo ouvir as demandas do Governo e ouvir a oposição.
Henrique Arantes (MDB)
O deputado estadual conseguiu se despontar para além da influência do pai, Jovair Arantes. À frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apurou a privatização da Celg, se mostrou uma voz provocadora dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O relatório da CPI requer caducidade do contrato com a Enel.
Humberto Aidar (MDB)
Parlamentar experimentado, Aidar se destacou na relatoria da CPI que investigou os incentivos fiscais concedidos em Goiás. Com dados robustos e bem apurados, o emedebista conseguiu umostrar distorções nos benefícios cedidos pelo Estado para empresas instaladas em Goiás.
Sabrina Garcêz (Sem partido)
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia, Sabrina Garcêz se destacou nas discussões sobre a elaboração do Plano Diretor da cidade. Além disso, foi voz crítica ao prefeito Iris Rezende, ganhando destaque como um dos principais nomes da oposição no legislativo. A vereadora desponta como um nome promissor da política goianiense.
Romário Policarpo (Patriota)
Primeiro negro a presidir a Câmara Municipal de Goiânia, Policarpo se mostra articulador. Consegue equilibrar os projetos enviados à Prefeitura, com o as demandas da oposição, sempre primando pelo ambiente democrático da casa legislativa.
Gustavo Mendanha (MDB)
O prefeito de Aparecida de Goiânia tem grandes chances de ser reeleito, já que goza de popularidade junto à população. Grande parte se deve ao fato de saber como gerir a segunda maior cidade do Estado. Tanto que, em meio a uma crise fiscal generalizada, consegue prometer investimentos na ordem de R$ 400 milhões para 2020.
Kajuru (Cidadania)
Kajuru chegou ao senado desbancando nomes de peso, como Marconi Perillo e Lúcia Vânia. Para além das polêmicas que volta e meia se vê metido, o senador conseguiu emendas que serão destinadas, sobretudo, à área de Saúde. Entre os destaques está o centro de tratamento de diabéticos de Goiás, idealizado por ele e que deve receber R$ 6 milhões em emendas.
Ronaldo Caiado (DEM)
Com início de governo turbulento, sobretudo por conta do atraso na folha de dezembro, Ronaldo Caiado conseguiu ter pulso firme para conduzir as finanças do Estado. Tanto que conseguiu quitar o atraso e anunciar a correção monetária da folha pagada de forma parcelada. Caiado ainda soube articular junto à Assembleia para aprovação de matérias polêmicas, mas consideradas cruciais para a saúde financeira do Estado.