Confira listão dos 78 municípios goianos que terão testagem em massa

Goiás vai oferecer o RT-PCR também a pessoas com sintomas gripais e casos leves. Quase dois terços da população devem ser testados, estima Caiado

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, nesta segunda-feira, 13, que a testagem em massa para detectar casos de Covid-19 na população começa a ser feita em 78 municípios. Os critérios técnicos para a escolha das cidades foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande, pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o isolamento”, explicou Ronaldo Caiado, ao frisar que o trabalho deverá contar com a mão de obra de assistentes sociais e agentes comunitários de saúde das prefeituras.

Titular da Suvisa, Flúvia Amorim contou que os kits de testagem começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira. Ela informou que o Estado analisa todos os parâmetros nacionais e internacionais que obtiveram sucesso no mundo até o momento. “Posso adiantar que o governo estadual vai abarcar mais critérios do que o próprio Ministério da Saúde, que atualmente testa apenas casos graves”.

Em Goiás, o RT-PCR será também disponibilizado a pacientes com quadros leves ou apenas sintomas gripais, como foi feito na Nova Zelândia, um dos primeiros países a controlar o avanço do coronavírus no mundo.

O governador estima que quase dois terços da população devem ser testados, medida que, acompanhada da estratégia de isolamento intermitente, tem o objetivo de manter a curva de contágio estável, principalmente neste momento de abertura do comércio, programada para esta terça-feira, 14.

1 Abadia de Goiás

2 Abadiânia

3 Acreúna

4 Águas Lindas De Goiás

5 Alexânia

6 Anápolis

7 Anicuns

8 Aparecida de Goiânia

9 Aragarças

10 Americano do Brasil

11 Alto Paraíso de Goiás

12 Bela Vista de Goiás

13 Bonfinópolis

14 Buriti Alegre

15 Bom Jesus de Goiás

16 Barro Alto

17 Cachoeira Alta

18 Caçu

19 Caldas Novas

20 Catalão

21 Ceres

22 Cidade Ocidental

23 Cocalzinho de Goiás

24 Crixás

25 Chapadão do Céu

26 Campos Belos

27 Cristalina

28 Formosa

29 Goianésia

30 Goiânia

31 Goiás

32 Goiatuba

33 Guapó

34 Goianápolis

35 Hidrolândia

36 Inhumas

37 Iporá

38 Itaberaí

39 Itumbiara

40 Ipameri

41 Jataí

42 Jussara

43 Luziânia

44 Leopoldo de Bulhões

45 Maurilândia

46 Mineiros

47 Montividiu

48 Morrinhos

49 Niquelândia

50 Nova Crixás

51 Nova Glória

52 Novo Gama

53 Orizona

54 Padre Bernardo

55 Palmeiras de Goiás

56 Pirenópolis

57 Pires do Rio

58 Planaltina

59 Porangatu

60 Posse

61 Piracanjuba

62 Quirinópolis

63 Rio Verde

64 Rubiataba

65 Rialma

66 Santa Helena de Goiás

67 Santo Antônio de Goiás

68 Santo Antônio do Descoberto

69 São João D’aliança

70 São Luís de Montes Belos

71 São Simão

72 Senador Canedo

73 Silvânia

74 Terezópolis de Goiás

75 Trindade

76 Uruaçu

77 Valparaíso de Goiás

78 Vianópolis

25 respostas para “Confira listão dos 78 municípios goianos que terão testagem em massa”

  1. Roney Florêncio da costa disse:

    Sim não para os ônibus para as pessoas não ir para o serviço nunca cai consegui manizar a situação

  2. João Carlos bartasson disse:

    Nota informativa de interesse público especial, parabéns aos responsáveis

  3. Vando Brito Reboucas disse:

    Parabéns ao governador com toda a sua secretária.

  4. Reginaldo disse:

    Moro em santo Antônio do descoberto os ônibus superlotados foi reduzidos as frotas de ônibus como é que vai dar um basta nesse vírus desta forma a empresa não tem um pingo de compromisso com a população eles sai com 35 pessoas da rodoviária quando chega em santo Antônio tem a média de 60 pessoas tendo ônibus deveria ter mais investigação sobre esse assunto

  5. Orcalino Vieira da Mota disse:

    Procedimento completamente desnecessário, inútil e dispendioso, diante da atual realidade que estamos vivenciando: qualquer Governador ou Prefeito, de qualquer estado ou município do Brasil, não precisa inovar em nada, basta copiar o que, indiscutivelmente já deu certo nos municípios de Porto Feliz-SP; Belém-PA; Itajaí-SC e outros mais. Assim fazendo não haverá mais mortes pela covid-19 e muito menos sobrecarga no sistema de saúde. Somente quem está completamente desinformado é que não consegue enxergar o óbvio ululante, como diria Carlos Lacerda.

  6. Orlando Goncalves Da Silva disse:

    Parabéns bão governador mais infelizmente temos uns prefeitos que não colabora tipo o de Trindade ,que está aumentando e muito os casos da doença.!

  7. Juvenal Borges de Almeida disse:

    Inclui Itapuranga…precisamos desses testes…tem muita gente contaminada que não sabe.

  8. Ana Cristina disse:

    Minha cidade não entra nessa lista e aí podemos ir nas cidades vizinhas ou seremos os excluídos?

  9. Celio Chaves disse:

    Com relação ao revezamento 14X14 para o comércio foi um desastre, se nos primeiros 14 dias fechados o caso foi o mais acelerado com avanço( covid’19) no estado e na capital , qual o critério de abrir nos proximos 14 dias? Qualquer leigo enxerga isso !!!imagina um médico e governador.

  10. Cirlene Pedro Belinelli disse:

    Agora vou acreditar em quantos estao contaminados na minha cidade. Parabéns Governador Caiado.

  11. Valter dos Santos manhaes disse:

    Itapuranga está com muitos casos sem notificao ,correndo o risco de aumento alarmante. Está sem controle e acho que necessita fazer parte desta testarem que o editado esta promovendo.

  12. Christian disse:

    Goianira e excluída porque ? Sendo uma cidade bem movimentada aglomerada

  13. Ribamar disse:

    Britânia Goiás e uma cidade turística e ficou fora, não podia.

  14. Dionisio Batista neto disse:

    Aragoiânia, não inclusa na listagem. Deveria estar, pois sai da Vigilância Sanitária a alguns minutos e me informaram que não existe sequer um(01) kit, para teste de Covid19.

  15. Eu quero fazer pq tive contato com pesssoa que testou covid 19 positivo e como sou de alto risco tenho que fazer. Fui no postinho mais o médico falou que nem ele tinha feito o teste pq não tem. Cadê o dinheiro q veio p saúde, vai ter que ficar ruim e morrer primeiro.

  16. Walda Costa disse:

    Muito importante vamos fazer os testes
    Pires do Rio ja vai pra mais de 200 casos.

  17. Ronaldo Rodrigues disse:

    Parabéns ao nosso governador Ronaldo Caiado e aos demais da área da Saúde. Votei no Caiado e estou satisfeito até agora. Essa iniciativa da testagem em massa vai ajudar localizar os infectados para acirrar o isolamento do protocolo e ainda tratar eles antes do agravamento. Isso vai desafogar as UTIs e a curva de mortalidade vai cair. Em breve nosso Estadão de Goiás vai ser o mais eficiente no combate ao COVID-19.

  18. Ana Maria de Lima Oliveira disse:

    Ótima iniciativa, governador.

  19. Letícia disse:

    Demorou demais!!! E a Cloroquina????? Quando cai entrar????

  20. JOÃO BRASL GOMES FONSECA disse:

    Congratulações pela condução sensata e participativa de todos entes interessados em enfrentar com serenidade os complexos efeitos da pandemia. Goiás dá exemplo de grande cooperação entre os representantes eleitos, sem disputas ideológicas, com maturidade e serenidade, buscando maior apoio da sociedade no enfrentamento do coronavírus até que a cura seja mais efetiva com novos protocolos, remédios e vacinas testadas e aprovadas.

  21. Roselene pereira da Costa disse:

    Eu moro en Aragoiania e Porque esta excluida la tem muitos casos e não ta conceguindo fazer o teste eu mesma tenho que fazer e o medico disse que pelo municipio não esta tento vaga e dirante minha ida no ospital eu vi alguns pacientes com sintomas sua iniciativa é boa governador mas poderia olhar mas pelo municipio de Aragoiania lá tambem estão precisando desse teste obrigada

  22. Gercionil José da Silva disse:

    Vejo, diante do cenário, que não falta recursos. Falta é uma politica responsável, por parte de todos, para garantir a segurança e o combate di vírus. O tal de abre e fecha, isso não é medida eficaz. Já se foram 120 dias, e ainda querem fazer o q se fez no início. Se tivesse tomado uma medida usando 1/3 desse tempo o resultado seria outro. Faz a conta de todo o dinheiro que já foi disponibilizado entre governo e doações…são milhões por habitante. Tem algo pra ser melhorado com urgência.

  23. Leandro disse:

    Esqueçam de Santa Terezinha de Goiás, por que é do lado de Crixás onde está cotada para ser um grande foco do contágio, praticamente passam todos em Santa Terezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.