Confira lista de postos de vacinação contra a gripe H1N1 em Goiânia

Doses estarão disponíveis em 56 salas de todas as regiões da Capital a partir desta sexta-feira, 13. Idosos, servidores e doentes crônicos serão os primeiros a serem imunizados

Para atender os grupos prioritários da vacinação contra a gripe deste ano, a Prefeitura de Goiânia vai disponibilizar as doses em 56 postos do município. As vacinas estarão disponíveis a partir de sexta-feira (13), para idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, para os trabalhadores de saúde, doentes crônicos e indivíduos com condições clínicas especiais.

Na maioria dos locais será possível encontrar tanto as doses contra a Influenza quanto as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação. Entretanto, há unidades estratégicas que oferecerão somente a vacina que protege da gripe, como o Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, e o Cais de Campinas. Já outras salas disponibilizarão somente as doses consideradas de rotina.

“Com essa estratégia organizamos o serviço para otimizar o atendimento durante a campanha e continuar oferecendo as demais vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim.

Centro Municipal de Vacinação

Durante a campanha, de segunda a sexta-feira, o Centro Municipal de Vacinação (CMV) oferecerá somente a vacina contra Influenza. Aos finais de semana, a unidade, que é referência em imunização da Prefeitura de Goiânia, disponibilizará as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional. Nenhuma sala de Goiânia oferecerá vacinas contra a gripe aos finais de semana.

Já o serviço de Orientação ao Viajante oferecido na unidade estará disponível somente para quem apresentar passagem confirmando o destino e a data da viagem. Durante a campanha contra a gripe, quem precisar se vacinar para atualizar o cartão e emitir o Certificado Internacional de Vacinação deverá procurar uma unidade que oferece as doses de rotina ou o CMV aos finais de semana.

Situações especiais

Em relação à vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, a SMS continua adotando um cronograma temporário para evitar o desabastecimento da rede até que o fornecimento seja normalizado. A vacina é oferecida em dias e locais pré-definidos. Durante a campanha contra a gripe, o Centro Municipal de Vacinação disponibilizará esta vacina aos sábados e domingos.

Já o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), no setor Cidade Jardim, oferecerá vacinas contra a gripe somente para a população com idade igual ou superior a 60 anos de idade. O Centro de Referência e Diagnóstico e Terapêutica (CRDT) será referência para vacinação de trabalhadores da saúde e imunizará somente os indivíduos deste público, que devem obrigatoriamente apresentar comprovante de vínculo no serviço público ou privado. (Da SMS)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.