Confira dicas para o Enem deste domingo

Estudantes realizam provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Fique atento no que os professores aconselham

Foto: Divulgação

Os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) vão enfrentar o segundo dia de aplicação da prova neste domingo, 10. Ao todo, os participantes terão cinco horas para resolverem 90 questões nas áreas de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

De acordo com o Ministério da Educação, a primeira aplicação da prova, no dia 3 de novembro, mobilizou cerca de 3,9 milhões de pessoas, o que representa 76,9% dos inscritos. Desse número, 376 candidatos foram eliminados por inconformidades com o edital.

Uma das novidades desse ano é que se um aparelho eletrônico tocar, mesmo que dentro do envelope porta-objetos, o candidato deve ser eliminado. Além disso, todos os lanches serão revistados no dia da aplicação e a folha de rascunhos para cálculos vai ficar no final do caderno de questão.

Dicas

O professor Anderson Macena, que leciona Biologia nos colégios TEO, Protágoras, Simbios e Visão, destacou que agora as alternativas ficaram um pouco mais curtas, o que dá tempo ao candidato para rever as respostas, diferente das provas anteriores, que apresentavam enunciados e textos-base maiores.

Macena disse que os conteúdos recorrentes continuarão sendo abordados. “Os temas vão voltar a aparecer, contudo, o assunto dentro do tema deve ser modificado. Dentro de ecologia, que sempre cai, costumava cair ecologia ambiental, agora a ideia é ecologia clássica. Os candidatos devem pensar em temas clássicos, como a genética clássica de Gregor Mendel, soro, osmorregulação. Também se deve imaginar algumas coisas como cladograma, que são as relações entre um ser vivo e outro” afirmou.

Além disso, o professor de Biologia ressaltou a importância dos cuidados emocionais. “Não se deve somar os pontos da prova de domingo passado. O candidato deve tentar pensar apenas na próxima prova e dormir bem” enfatizou. Macena também sugeriu exercícios físicos para diminuir o estresse.

Só revisão

Já o professor de Química Johnathan Palmmer Guimarães, do colégio Simbios e Agostiniano de Goiânia, chamou a atenção para o fato dessa semana ser um período apenas de revisão. Ainda aconselhou um estado de otimismo, boa alimentação e sono equilibrado. “Não é uma semana para resolver exercícios que geram muito estresse. As anotações do ano, os mapas que foram feitos e os resumos merecem ser revistos. A alimentação deve ser a mais habitual e o sono deve potencializar os resultados.” declarou.

Palmmer ressaltou que a prova de Química do Enem é conteudista e demanda um conhecimento prévio do assunto, pois a resposta não estará explicitada no texto-base. “Nessa parte, nós temos muito estequiometria, equilíbrio (pH e poH), hidrólise, as DeltaHs de combustão. É muito importante prestar atenção na relação entre energia e poluição. Também é relevante conteúdos como o reconhecimento de óxidos, funções orgânicas e esterificação” concluiu.

Orientações

É importante relembrar alguns pontos:

Use apenas caneta preta de tubo transparente:

O leitor digital que corrige o gabarito reconhece apenas a tinta da cor preta, por isso outras cores podem zerar a sua prova.

Leve documento físico, original e com foto:

Não é aceito qualquer documento em formato digital. Caso você tenha perdido ou sido roubado, apresente um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias antes do primeiro domingo de aplicação.

Desligue o celular e, se possível, retire a bateria:

Nessa edição, mesmo que o aparelho toque dentro do porta-objetos, o candidato será eliminado.

Fique atento aos horários do segundo dia:

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h30 – Início das provas

18h30 – Término das provas no segundo dia

Caso deseje sair antes do horário de término, poderá ir embora a partir das 15h30, mas sem levar o caderno de questões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.