Confira 10 aplicativos e sites para fiscalizar e participar do trabalho de políticos

Ferramentas digitais ajudam a monitorar o desempenho dos eleitos de forma rápida e prática

Foto: ABr

Contra o desinteresse majoritário dos brasileiros pela política, provado por uma pesquisa do Datafolha e da XP/Ipespe, em que 69% das pessoas entrevistadas afirmaram não gostar do assunto, plataformas digitais têm surgido e tentado mostrar que é possível mudar este quadro.

São sites e aplicativos que o Jornal Opção selecionou e que permitem monitorar as ações de candidatos eleitos e políticos em geral. Dessa forma, podendo acompanhar pela internet, a política, muitas vezes deixada de lado, pode se tornar hábito do brasileiro. Confira a lista:

Sr.Cidadão

Com o slogan “Monitore o trabalho do seu político” o Sr.Cidadão permite acompanhar quantos políticos quiser ao criar uma conta no aplicativo, recebendo de volta algumas notificações sobre as atividades deles nas casas legislativas. Assim, é só escolher quais políticos tem interesse em monitorar e ficar por dentro dos votos, gastos, receitas, bens e dados de campanhas eleitorais. O serviço é gratuito. Disponível para sistemas Android.

 

Meu Deputado

Este app permite que se possa acompanhar os deputados federais com apenas alguns toques. É possível ver informações referentes a presenças em sessões, despesas e votos em algumas leis, além de disponibilizar um ranking com filtros personalizados que permite visualização dos maiores gastos mensais por categoria, estado, partido e mês/ano. Disponível para sistemas Android e iOS.

 

Colab

O aplicativo Colab incentiva que o cidadão seja mais ativo e participe das decisões de sua cidade. Se intitulando como uma rede social para cidadania, o app é transparente e aberto para todas as cidades do Brasil, permitindo uma ponte para que o usuário possa se conectar diretamente com a Prefeitura de sua cidade e promete muito mais. Disponível para sistemas Android e iOS.

 

Tá de Pé?

Lançado pelo grupo Transparência Brasil, o aplicativo Tá de Pé permite ao cidadão monitorar a construção de escolas e creches públicas financiadas pelo Governo Federal em todo o país. O projeto foi vencedor do Desafio Google de Impacto Social em 2016 no voto popular, e surgiu depois que os criadores descobriram que, das 7.453 obras de escolas e creches públicas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 29% estão paralisadas e 17% atrasadas, o que representa 46% das obras que ainda precisam ser entregues. Com isso, já foram desperdiçados pelo menos R$ 1,5 bilhão.

Após baixar o app, o “Tá de Pé” fornece uma lista de obras próximas ao usuário, que poderá, por meio do aplicativo, tirar fotos e enviar informações sobre o andamento da construção, de forma anônima e segura. As fotos serão analisadas por engenheiros parceiros da Transparência Brasil e, se forem constatados indícios de atraso, a organização entrará em contato com a prefeitura responsável pela execução da obra. Caso a prefeitura não responda, outras instâncias serão acionadas como Câmara Municipal, o Ministério da Educação e até mesmo a Controladoria-Geral da União. Disponível para sistemas Android.

 

Meu Município

Segundo o portal, o domínio é 100% público e gratuito. O site organiza e disponibiliza de forma simples os dados de todos os municípios brasileiros de maneira fácil de acompanhar e comparar como, por exemplo, monitorando o quanto uma prefeitura arrecada e gasta do dinheiro público.

 

Câmara dos Deputados

O próprio órgão do governo disponibiliza no site oficial da Câmara dos Deputados, além das notícias, outras informações e serviços com muitos dados como a biografia, discursos e presença em plenário, posições em votações e projetos apresentados. Além disso, o cidadão pode se cadastrar em um Boletim Eletrônico e receber quinzenalmente notícias do deputado escolhido em seu e-mail.

 

Senado

O site do Senado também possui um espaço que disponibiliza interação entre cidadão e a política. Em uma aba específica, chamada de e-Cidadania, o internauta pode opinar sobre projetos de lei da Casa, participar de debates sobre estas matérias e, até mesmo, propor uma nova lei.

 

Newsletter incancelável

Este site pretende tornar impossível que alguém se esqueça em quem votou. Após cadastrar os políticos eleitos (ou um político que você queira acompanhar), a Newsletter incancelável enviará um resumo semanal com as principais notícias sobre aquele político. Criada pela empresa NewsMonitor, o objetivo é acompanhar as atividades dos políticos eleitos. Basta se inscrever.

 

Ranking dos Políticos

Esta é uma organização civil que monitora o desempenho dos 513 deputados federais e 81 senadores desde 2012, quando foi lançado. O portal surgiu depois que seus fundadores encontraram dificuldades para se informar sobre o histórico dos parlamentares, como votações, presenças em sessões e despesas. De acordo com o site, o objetivo é fornecer informações sobre quem é quem no Congresso Nacional por meio de três bandeiras: Anti-Corrupção, Anti-Privilégios, Voto Consciente.

 

Detector da Corrupção – Vigie Aqui

Uma das mais interessantes e importantes ferramentas da atualidade o Detector da Corrupção traz informações judiciais de 850 políticos, reunindo dados de parlamentares relacionados à administração pública de tribunais de todo o País. Para ter acesso a plataforma, basta instalar o aplicativo no celular e tirar uma foto da imagem de um político ou buscar pelo nome dele. Então, as informações sobre o candidato aparecem na tela.

Além disso, a ferramenta dá a possibilidade de que se instale uma extensão no navegador de internet e, assim, sempre que um político condenado, processado ou investigado aparecer na página, o plugin deixará grifado o nome dele de roxo. Ao passar o mouse por cima do nome ainda para conferir a ficha judicial dele.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.