Artistas e políticos responderam com raiva à declaração do presidente no Twitter sobre o humorista, vítima da Covid-19; indignação fez com que um palavrão se tornasse um dos tópicos mais citados na plataforma
Não é uma prática na etiqueta social de Jair Bolsonaro cumprimentar a família pela morte de artistas nas redes sociais. Foi assim que “não aconteceu”, por exemplo, quando morreram João Gilberto, Beth Carvalho, Aldir Blanc, Moraes Moreira, Flávio Migliaccio, Nicette Bruno e outras referências do teatro, da música e das artes em geral.
O motivo da falta de solidariedade nesses casos? Uma tendência de artistas em geral serem de esquerda, o que causa repulsa ao próprio presidente e – o que mais o preocupa – a sua base radical.
A morte precoce de Paulo Gustavo, aos 42 anos, uma das celebridades da TV mais queridas e populares do País no momento, levou a outra atitude. Bolsonaro foi ao Twitter e publicou nota de condolências:
– Meus votos de pesar pelo passamento do ator e diretor Paulo Gustavo, que com seu talento e carisma conquistou o carinho de todo Brasil. Que Deus o receba com alegria e conforte o coração de seus familiares e amigos, bem como de todos aqueles vitimados nessa luta contra a Covid. pic.twitter.com/qP9lN8udaP
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 5, 2021
A foto escolhida (Paulo Gustavo segurando a imagem de Santa Dulce dos Pobres, a Irmã Dulce, canonizada pelo Papa Francisco) foi sintomática, mostrando que Bolsonaro continuava a sinalizar para os religiosos, grande parte de seu eleitorado mais fiel.
A reação de artistas, personalidades e críticos do presidente à publicação começou instantaneamente.
Para ter ideia da reação, mesmo o perfil oficial da Buzzfeed Brasil respondeu, lembrando a recusa recorrente da compra de vacinas:
https://t.co/VqLn2r795M pic.twitter.com/u022E2jZBD
— BuzzFeed Brasil (@BuzzFeedBrasil) May 5, 2021
Um dos artistas que se opõe de maneira mais incisiva ao governo, o cantor Tico Santa Cruz usou o adjetivo “canalha” para qualificar o post e citou a “incompetência” e o “projeto de morte” do presidente:
CANALHA!!!!!
— Tico Santa Cruz Vacina Para Todos! (@Ticostacruz) May 5, 2021
Paulo poderia estar aqui se não fosse seu negacionismo!!!! Sua incompetência!! Não só ele, mas várias pessoas que se foram por conta do seu projeto de Morte!!! https://t.co/jm7LrXw8b9
A escritora e influencer Kéfera foi bem sucinta na resposta:
Falso. Hipócrita. https://t.co/iNtwRn39rS
— Kéfera (@Kefera) May 5, 2021
A atriz Maria Bopp, que se notabilizou nas redes sociais com a personagem Blogueirinha do Fim do Mundo, respondeu ao tuíte de forma dura:
Teu projeto segue de vento em popa. É a tua “imunidade de rebanho”, é o seu tratamento precoce, que custa a vida de pessoas brilhantes como o Paulo. Lava tua boca pra falar dele, seu verme.
— maria bopp (@mariabopp) May 5, 2021
A revolta nas redes com a declaração – que, vinda de um presidente em tempos normais, seria vista com bons olhos ou, pelo menos, de forma neutra – levou a que um palavrão conhecido, (com as iniciais “vtnsc”), dirigido a Bolsonaro, se tornasse um dos principais tópicos do Twitter na manhã desta quarta-feira, 5.
Deixe um comentário