Condolências de Bolsonaro à família de Paulo Gustavo revoltam redes sociais

Artistas e políticos responderam com raiva à declaração do presidente no Twitter sobre o humorista, vítima da Covid-19; indignação fez com que um palavrão se tornasse um dos tópicos mais citados na plataforma

Não é uma prática na etiqueta social de Jair Bolsonaro cumprimentar a família pela morte de artistas nas redes sociais. Foi assim que “não aconteceu”, por exemplo, quando morreram João Gilberto, Beth Carvalho, Aldir Blanc, Moraes Moreira, Flávio Migliaccio, Nicette Bruno e outras referências do teatro, da música e das artes em geral.

O motivo da falta de solidariedade nesses casos? Uma tendência de artistas em geral serem de esquerda, o que causa repulsa ao próprio presidente e – o que mais o preocupa – a sua base radical.

A morte precoce de Paulo Gustavo, aos 42 anos, uma das celebridades da TV mais queridas e populares do País no momento, levou a outra atitude. Bolsonaro foi ao Twitter e publicou nota de condolências:

A foto escolhida (Paulo Gustavo segurando a imagem de Santa Dulce dos Pobres, a Irmã Dulce, canonizada pelo Papa Francisco) foi sintomática, mostrando que Bolsonaro continuava a sinalizar para os religiosos, grande parte de seu eleitorado mais fiel.

A reação de artistas, personalidades e críticos do presidente à publicação começou instantaneamente.

Para ter ideia da reação, mesmo o perfil oficial da Buzzfeed Brasil respondeu, lembrando a recusa recorrente da compra de vacinas:

Um dos artistas que se opõe de maneira mais incisiva ao governo, o cantor Tico Santa Cruz usou o adjetivo “canalha” para qualificar o post e citou a “incompetência” e o “projeto de morte” do presidente:

A escritora e influencer Kéfera foi bem sucinta na resposta: 

A atriz Maria Bopp, que se notabilizou nas redes sociais com a personagem Blogueirinha do Fim do Mundo, respondeu ao tuíte de forma dura:

A revolta nas redes com a declaração – que, vinda de um presidente em tempos normais, seria vista com bons olhos ou, pelo menos, de forma neutra – levou a que um palavrão conhecido, (com as iniciais “vtnsc”), dirigido a Bolsonaro, se tornasse um dos principais tópicos do Twitter na manhã desta quarta-feira, 5.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.