Condenado, Lula enfrenta nova sentença de Sergio Moro em março

Ex-presidente é acusado de receber vantagens ilícitas da empreiteira Odebrecht

Condenado em segunda instância por três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, pelo caso do triplex no Guarujá (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será julgado no final de março pela segunda ação apresentada pela força-tarefa da Lava-Jato. No processo, ele é acusado de receber vantagens ilícitas da empreiteira Odebrecht. A informação é do jornal O Globo.

No mesmo mês, deve acontecer o encerramento do caso tríplex no TRF-4, que termina com a análise do único recurso a que o ex-presidente tem direito no Tribunal.

A segunda decisão de Moro sobre Lula trata de um prédio de R$ 12 milhões comprado pela Odebrecht na zona sul de São Paulo para abrigar a sede do Instituto Lula. Além disso, também se refere à cobertura vizinha à ocupada hoje por Lula em São Bernardo do Campo. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), quando o petista deixou o Planalto, a Odebrecht se comprometeu a adquirir o imóvel para doá-lo e utilizou como laranja Glauco da Costa Marques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente.

A acusação ainda diz que as provas reunidas até agora mostram que a família Lula não pagou pelo aluguel a Costamarques. A defesa de Lula afirma que o apartamento foi alugado pela família Lula em 2011 e que os aluguéis foram pagos.

Eleição

Condenado em segundo instância, uma eventual candidatura de Lula à Presidência na eleição de outubro pode ser barrada com base na Lei da Ficha Limpa, que considera inelegíveis aqueles que tenham sido condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado.

No entanto, há uma brecha na lei que permite solicitar uma liminar (decisão provisória) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir o registro da candidatura e a campanha até a análise do processo em última instância (STF).

7
Deixe um comentário

7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
receba

e esse pau no cu que ser candidato a que? so se for a presidiário otario!

Shirley

porque esse sujeito ainda não foi preso?

Shirley

Se condenado, deve ser preso, ou não?

HANS NAFFIN

O homem poderoso que quebrou a Nação toda, começa a sentir a dor que os brasileiros de bem sentem desde 2008.

HANS NAFFIN

Se fossemos comparar o Brasil a uma empresa, poderíamos dizer que o presidente gastou o dinheiro que o seu antecessor havia deixado, e não buscou novos negócios, quebrando a empresa e junto levou para o buraco mais outras empresas. Como pode ter brasileiro ainda pensando que Lula foi um grande representante? O Brasilqueeuquero para o futuro é que esses representantes voltem para a escola.

Valmir Debastiani

LULA não se importa em comprometer outras pessoas, nem mesmo esse dito dono do apartamento, um senhor idoso, que serviu de laranja e que LULA poderá colocá-lo na cadeia por mentiras, e declarações fraudulentas. Se isso é ser lider, onde encontramos moral nesse sujeito do povo. Enganou e deixou na mão todos os seus amigos mais próximos para tentar se safar das acusações. Ontem amigos, hoje falsos e mentirosos.

Cabra nordestino

Ele é ladrão e ninguém quer assumir. Os eleitores do PT nao são só eleitores. São também torcedores de um time que, mesmo que esteja perdendo, descendo à 4a divisão do campeonato municipal, continua torcendo e dando sangue, mês. O sabendo que pode cair pra 5a divisão de campeonato d e bairro. São cegos que no querem enchedar. Estão tão alienados que, mesmo que “lutando para que justiça faça justica” (e fez) nao querem aceitar a justiça feita pela justiça que todos lutam para ser cumprida. Gente, se ele roubou, a justiça apresentou os fatos e o julgou. Deu a… Leia mais