Concluída obra de restauração da BR-414, avaliada em mais de R$ 44 milhões, em Niquelândia

As obras nas faixas de rodagem federais na região Norte tiveram início em maio. Em Goiás, a BR-414 liga Anápolis a Niquelândia, importante rota do desenvolvimento econômico do país

Com investimento federal de R$ 44,8 milhões, o governador Ronaldo Caiado (DEM) acompanhou, nesta segunda-feira, 06, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante entrega da restauração de 96 quilômetros da BR-414, no distrito de Vila Taveira, no município de Niquelândia.

Na ocasião, Caiado mencionou, além da entrega da recuperação da BR-414, o segmento de atuação federal que classificou como “impulsionamento logístico”, com obras como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), cuja instalação do canteiro será realizada no próximo dia 17 de setembro, em Mara Rosa (GO), e a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, a ser entregue em outubro.

As obras nas faixas de rodagem federais na região Norte tiveram início em maio. Em Goiás, a BR-414 liga Anápolis a Niquelândia, importante rota do desenvolvimento econômico do país. Outro projeto realizado durante as frentes de serviço contemplou as travessias urbanas de Vila Taveira, Quebra Linha e na interseção com a GO-564. “Esta obra mostra o respeito que o governo federal tem pelas áreas mais carentes”, reconheceu Caiado.

As ações realizadas ao longo dos 237,9 quilômetros da BR-414 ocorreram por meio de contrato de restauração e manutenção. “Atuamos na eliminação do ponto crítico, no aumento da segurança, na diminuição do tempo de viagem. Trazer uma estrada, no final das contas, significa trazer prosperidade”, defendeu Tarcísio Gomes de Freitas. Para o ministro, além de atender regiões que eram “suprimidas”, a entrega da rodovia gera “interconexão, mobilidade e dignidade”.

A pista e os acostamentos receberam reparos superficiais e profundos, além de aplicação do revestimento em Tratamento Superficial Duplo (TSD), seguido da camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e aplicação de microrrevestimento asfáltico a frio. Essa tecnologia aplicada permite que o pavimento suporte de forma adequada o intenso volume do tráfego da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.