“Conceito de incentivo fiscal tem que ser ampliado”, diz Flávia Morais
16 setembro 2019 às 16h11

COMPARTILHAR
Fala foi feita durante audiência pública, no Sesc Cidadania, que discute Reforma Tributária

Durante audiência pública, nesta segunda-feira, 16, que trata sobre a Reforma Tributária, que deve tramitar no Congresso Nacional, a deputada federal por Goiás Flávia Morais (PDT) manifestou sua preocupação em relação aos incentivos fiscais no Estado de Goiás.
Para ela, esse é um assunto delicado e que as renúncias tributárias não devem ser retiradas. “Mas o conceito de incentivo fiscal tem de ser ampliado”, disse, sem defender aumento da renúncia, mas uma mudança de compreensão.
Atualmente o Estado passa por impasses em relação a essa política. Houve redução de incentivos em Goiás no fim de 2018 após um acordo entre Governo e empresários, com a previsão de que seria uma medida temporária.
Novos cortes?
Entretanto a situação financeira do Estado leva a acreditar que possa haver novos cortes, mesmo que o Governo não afirme que o fará. Além disso, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está com uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a concessão de créditos outorgados a empresas.
A investigação tem sensibilizado tanto o núcleo político como o empresarial do Estado, como era de se imaginar. O embate se dá, porque enquanto há a defesa de que os descontos em ICMS atraem empresas para investir, outra parte argumenta que há, na verdade, perda de receita com a cobrança menor de impostos para esses empreendimentos.