Companheiro poderá ter direitos à herança do cônjuge, mesmo em união homoafetiva

26 julho 2018 às 15h54

COMPARTILHAR
Projeto do Senado quer equiparar união estável ao casamento, permitindo os chamados direitos sucessórios

Projeto de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) propõe acrescentar dois parágrafos ao Código Civil para equiparar a união estável ao casamento, estendendo direitos sucessórios do cônjuge.
Dentre as mudanças, está o direto de garantia à moradia vitalícia no imóvel do companheiro sobrevivente no caso de falecimento do cônjuge, além de ficar estabelecido que, na união estável, o companheiro será herdeiro, não podendo ser excluído da herança, da mesma forma que os descendentes e ascendentes.
Ou seja, a situação é válida para quaisquer uniões, incluindo as homoafetivas. De acordo com o senador, a justificativa é de que a Constituição já equipara a união estável ao casamento, o que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a invalidar dispositivos do Código Civil, como o que “defere um regime sucessório desprestigiado para a união estável”.
Ao tratar do direito real de habitação, Cássio Cunha Lima acrescentou ressalva aos direitos de terceiros de boa-fé que teriam feito negócios ignorando a condição do casal, considerando a própria situação informal da união estável.
O projeto, agora, aguarda designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). (Com informações da Agência Senado)