Como voltar à rotina depois das férias? Especialista dá dicas essenciais

Confira quadro com quantidade de horas dormidas necessárias para cada idade

Ter uma rotina do sono é um dos principais fatores que colaboram com a saúde, o crescimento e desenvolvimento das crianças. Com o período de férias, nem sempre é possível manter os horários regrados, especialmente com viagens em família e mudanças de fuso horário. Nessas ocasiões, é importante ter paciência com o período de adaptação dos pequenos, que podem apresentar irritabilidade e sonolência. Mas como readaptar a rotina na volta às aulas?

Carolina Gambetta Paim, médica do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), lembra que variações constantes de horário são muito prejudiciais e pouco toleradas pelas crianças. O ideal é que o horário de sono seja igual todos os dias, com variação máxima de uma hora. “Isso vale também para os finais de semana, feriados e período de férias. Dessa forma, a criança terá muito mais disposição e bom humor para aproveitar esses momentos”, afirma Carolina.

Para Priscilla Martins Mazzeti , coordenadora de educação infantil no Colégio Objetivo, o sono é fundamental para que a criança tenha uma aprendizagem de qualidade. “O tempo todo essas crianças serão submetidas a algo que nunca vivenciaram, além de novos estímulos. O sono é fundamental para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizado”, afirma Priscilla.

Volta às aulas

O ritmo para recuperar a rotina de sono pode variar para cada criança mas, geralmente, é necessário pelo menos uma semana para que tudo volte ao normal. A falta de sono pode acarretar irritabilidade e agitação, além de redução das funções cognitivas, piora da inteligência, memória e atenção.

Segundo Carolina, o acúmulo de noites mal dormidas pode retardar o crescimento pôndero-estatural nas crianças. “Há redução da liberação do hormônio GH (responsável pelo crescimento), pois o mesmo é secretado durante estágios profundos do sono de ondas lentas”, lembra.

As medidas de higiene do sono são sempre importantes e podem ajudar bastante nesses momentos. Para isso, é importante lembrar de alguns cuidados: Ter horário para dormir e para acordar; manter o quarto como um local tranquilo e utilizado apenas para dormir; evitar celulares, televisões, refeições pesadas e brincadeiras agitadas pelo menos duas horas antes da hora de dormir.

É importante criar um ritual de atividades tranquilas que devem ser feitas antes de dormir como: escovar os dentes, massagem, ouvir uma história ou uma música relaxante.

Horas

Qual a quantidade de sono recomendada para cada período da infância?

Recém-nascido: ±15-19 horas distribuídas de dia e de noite igualmente.

12 meses: ±12-13 horas, com predomínio noturno (±9-10h)

3 anos: ± 11-13horas, geralmente noturno com uma soneca à tarde.

5 anos: ± 9-10 horas, geralmente noturno sem soneca à tarde.

12 anos: ± 9-11 horas

Adolescente: 9-10 horas.

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