Mais do que figurantes, as personalidades se tornaram atrações à parte como “escadas” para as piadas no talk show de Jô Soares

No talk show de Jô Soares, as atrações principais eram o próprio apresentador e seu staff. De 1988 a 2000, no SBT, Jô esteve acompanhado de um quarteto e quinteto, que se expandiu para um sexteto e o garçom Alex após sua ida para a Globo. Mais do que figurantes, as personalidades se tornaram parte importante do show como “escadas” para as piadas de Jô e como atrações à parte. Veja por onde anda cada um deles.

Alex

Luis Alexander Rubio, mais conhecido como o garçom chileno Alex, serviu por 27 anos as bebidas para Jô Soares e seus convidados. Alex tinha sempre expressão uma séria e jeito tímido que contrastavam com as piadas embaraçosas do apresentador. Ele criou no YouTube o canal Bar do Alex Oficial, onde ensina receitas de drinques. Em seu perfil no Instagram, Alex lamentou a morte do apresentador: “Meu Muito Obrigado ao Senhor Jô Soares! Meu carinho e eterna gratidão, aprendi muito com o senhor ‘seu Jô'”.

Bira

O baixista Ubirajara Penacho dos Reis morreu em 22 de dezembro de 2019, aos 85 anos, vítima de um AVC. Famoso pelas gargalhadas, Bira esteve com o apresentador por 29 anos, desde quando o programa era transmitido pelo SBT.

Na ocasião de sua morte, Jô Soares afirmou: “Ele era uma resistência, mesmo já debilitado. Tinha uma intensa alegria e a transmitia com aquela gargalhada marcante”, disse o apresentador em entrevista ao jornal O Globo. “Ele era muito bem informado, lia demais, participava ativamente de todas as entrevistas. Quando fazíamos shows fora do programa com o Sexteto, era sempre o mais tietado. Vai fazer muita falta.”

Tomati

O guitarrista Tomati vive nos Estados Unidos desde de 2020. O músico faz shows com a Tomati Friend’s Band, o Bossa Fusion Duo com a cantora Michelle Spinelli, além de tocar e gravar com músicos e bandas locais como a banda de World Music Earth Code, de Thomas C. Alexander, a banda pop Spider Cherry do cantor Nathan Mercado. Além dos shows, Tomati também dá aulas de guitarra brasileira no Brazza Music Center, na Flórida. 

Derico

O saxofonista Derico Sciotti também esteve no talk show desde o início, por 28 anos. Jô Soares caracterizava Derico como um “sabe tudo”, e o chamava de “assessor de assuntos aleatórios” quando pedia seus comentários sobre notícias que lia no programa. Atualmente, se apresenta em shows e dá workshops de música pelo Brasil. 

Em entrevista ao vivo no programa Bom Dia SP, da Globo, o músico chorou ao falar da morte do amigo. “É muito triste. Fiquei 28 anos lá, metade da minha vida trabalhando com o Jô. Tenho 56 anos e 28 foram trabalhando com ele, que é uma pessoa incrível, foi um pai mesmo. Tive momentos maravilhosos com ele. Ele me ensinou tudo”, disse Derico.

Chiquinho

O trompetista Chico Oliveira continua se apresentando pelo Brasil em shows de jazz com os grupos Chico Oliveira Trumpet and Friends e Trio Nota Jazz, além de dar aulas de trompete. Lamentando a morte de Jô Soares, o músico publicou em suas redes sociais: “São tantos anos juntos, com histórias inesquecíveis. O seu legado como artista é eterno, e a nossa amizade também. Muito obrigado, meu amigo Jô.”

Miltinho

O baterista de 85 anos tem o projeto “Sua Batera e Suas Músicas”, ministra workshops e palestras, além de ser professor aposentado na Universidade Livre de Música, em São Paulo. Atualmente ele vive com sua esposa e 16 cachorros.

Maestro Osmar

O tecladista Osmar Barutti continua se apresentando como pianista, compositor e arranjador. Assim como outros integrantes do Sexteto do Jô, ele também faz apresentações pelo Brasil. Em 2019 saiu em turnê com a cantora Alba Santos, se apresentando em casas como o Blue Note SP e programas de TV.