Comitê fará evento para incentivar adesão de prefeitos de Goiás a pacto pela primeira infância

09 setembro 2023 às 16h45

COMPARTILHAR
O Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância agendou um evento chamado “Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me Comprometo!” para ocorrer na quinta-feira, 14, no auditório do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), das 9h às 18h. O principal objetivo deste Comitê, que conta com a participação do Tribunal de Justiça, é incentivar os prefeitos e prefeitas dos 246 municípios do estado para aderirem ao pacto.
A programação do encontro inclui palestras, workshops e apresentações culturais, e conta com a presença de prefeitos, secretários de áreas estratégicas para a primeira infância, como saúde e educação, e diversas autoridades do estado. O foco principal da discussão será o desenvolvimento de políticas públicas externas para crianças com idades entre zero e seis anos.
O Comitê Goiano foi instituído em abril de 2022 e reúne várias instituições, como o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Governo de Goiás, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás, Prefeitura de Goiânia, Arquidiocese de Goiânia e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Essa iniciativa visa coordenar esforços para garantir saúde, educação, alimentação de qualidade, saneamento básico e outros serviços essenciais para crianças nessa faixa etária. Segundo o Comitê, é um período crucial para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças.
Aquelas superadas durante essa fase têm maior probabilidade de apresentar comportamento violento, cometer crimes, desenvolver doenças crônicas como cardiopatias, obesidade e diabetes, ter baixo desempenho escolar e enfrentar dificuldades no mercado de trabalho.
População infantil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE), o estado de Goiás abriga uma população estimada de 720.419 crianças com idades entre zero e seis anos, o que corresponde a 10,12% da população estadual. A maioria dessas crianças reside nas mesorregiões Leste de Goiás e Sul Goiano, áreas com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado mediano.
Além disso, uma grande maioria (93,4%) vive em áreas urbanas, enquanto 6,6% estão em zonas rurais. Outro dado alarmante é que aproximadamente 40% das pessoas enfrentam insegurança alimentar, e apenas 20% das crianças dos 0 aos 3 anos têm acesso à creche. Além disso, cerca de 60% dessa população infantil é negra.
Leia também: