“Comissão não acatará pedido de expulsão dos sindicatos”, diz Baiocchi

Declaração foi dada a respeito do requerimento feito pelo candidato a presidência da Fecomércio, José Carlos Palma, que possui menos associações ao seu lado nas eleições 

Marcelo Baiocchi | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Dos 29 sindicatos votantes para a eleição de presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), 17 devem votar a favor de Marcelo Baiocchi, chapa Fecomércio Somos Nós, e as outras 12 ficam com José Carlos Palma, chapa Representatividade e Inovação. Isso se todas as associações conseguirem votar, pois houve um pedido de “exclusão” de nove sindicatos da federação feito por José – os nove, apoiadores da primeira chapa.

Para Baiocchi, o “objetivo da chapa opositora é ganhar a eleição, já que não possuem a maioria dos sindicatos à favor. Então, eles não têm outra opção a não ser tentar denegrir e expulsar esses sindicatos que, inclusive, já votaram em eleições anteriores”, conta.

Dentre os sindicatos que tiverem o pedido de expulsão solicitados, está o Sindicato do Turismo (Sindtur), fundador da Federação em 1948 e o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi), do qual Baiocchi é vice-presidente.

Em nota, a assessoria do candidato José Carlos Palma disse que não houve pedido de expulsão, mas sim, apenas um questionamento para o cumprimento do estatuto da Fecomércio. “De acordo com o regimento, quem tem federação própria não pode participar da associação, portanto, das eleições”, consta.

Em contrapartida, Marcelo Baiocchi apresentou ao Jornal Opção um documento assinado por José Carlos Palma em que constam as seguintes palavras: “Que sejam excluídos do processo eleitoral os sindicatos […] que não estão cumprindo o disposto no estatuto da Fecomércio […] referente ao princípio da unicidade sindical”. De acordo com Baiocchi, é certo que a comissão da Fecomércio não acatará este pedido. Quanto à eleição, o candidato acredita que “terá, no mínimo, os 17 votos”.

A comissão da Fecomércio, responsável por determinar o pedido feito por José Carlos Palma, ainda não apresentou resposta sobre a impugnação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.